Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

REAA - TRANSFORMAÇÃO DA LOJA E COBERTURA NO AUMENTO DE SALÁRIO

Em 20/06/2019 o Respeitável Irmão Valter Alves Schmitz Neto, Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:

TRANSFORMAÇÃO DE LOJA E AUMENTO DE SALÁRIO

Duas dúvidas...

1. Na transformação da Loja para graus superiores, o Irmão Orador somente movimenta o Compasso e o Esquadro, ou também faz a leitura do respectivo salmo?

Nós sempre movimentamos o Esquadro apenas. Hoje nos falaram (não demonstraram onde está escrito) que se lê também o salmo.

2. No telhamento para Elevação ou Exaltação, os candidatos deixam o Templo. Depois de telhado, já pode permanecer no Templo e assistir ao telhamento dos demais?

Nós sempre fazíamos sair depois de seu telhamento, e ao estar concluído todos os telhamentos, e a assembleia posicionar-se, é que todos retornavam juntos.

O Irmão pode nos auxiliar me esclarecendo estas dúvidas?

CONSIDERAÇÕES:

Seguem comentários pertinentes:

1. Como na transformação da Loja de Companheiro para Mestre, na transformação de Aprendiz para Companheiro o procedimento também será completo, isto é o Orador é conduzido ao Altar, faz a leitura em Amós, e transforma a posição dos instrumentos de acordo com o grau. Por sua vez, o Mestre de Cerimônias expõe o Painel do Grau e as luzes litúrgicas são acesas na forma de costume. 

Note que no Ritual do 3º Grau, a transformação de Companheiro para Mestre já obedece a essa sequência. O Ritual de Companheiro está contraditório e incompleto, assim, nas orientações e adequações que serão colocadas na plataforma do GOB RITUALÍSTICA, as mesmas já trarão o procedimento completo (como descrito acima), devendo, portanto, ser seguido por todas as Lojas da Federação. 

2. Conforme especifica a legislação, Artigos 35 e 36 do RGF, os candidatos são submetidos ao exame de acordo com o que a Loja preparou. Após as respostas e arguições o Templo é coberto aos candidatos para que a Loja seja transformada e haja deliberação sobre o assunto. Concluídos os afins, a Loja retorna ao grau de origem e os candidatos são readmitidos nos trabalhos novamente ao tempo que são informados do resultado do exame.

No caso de haver mais do que um candidato, eu particularmente não vejo necessidade de que o Templo seja coberto para que haja exame individual. Penso que é uma atitude desnecessária e diria, até excesso de preciosismo. Assim, destaco o seguinte nessa situação: - cada candidato responde perguntas apresentando os seus argumentos na presença dos demais. O campo de instrução maçônica é vasto e a Loja pode preparar para cada candidato um questionário diferenciado – penso ser isso mais rico do que ficar cobrindo desnecessariamente aos outros examinados. A peça de arquitetura (trabalho do grau) já terá sido examinada pela Comissão de Admissão e Graus, portanto também não faz sentido esconder dos demais. 

Sob esse enfoque é que na minha opinião não é de boa geometria retirar obreiros do mesmo grau no momento do exame. Mais completo seria que a Loja, através do Vigilante responsável pelas instruções, preparasse provas individuais, já que matéria tem de sobra para que não haja coincidência entre perguntas e respostas.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário