Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

MESTRE DE CERIMÔNIAS E O BASTÃO NA EXALTAÇÃO

Em 24/06/2019 o Respeitável Irmão Carlos Henrique de Castro, Loja Filhos da Justiça, 2.284, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita esclarecimentos.
castro@ufg.br

MESTRE DE CERIMÔNIAS EM SESSÃO DE EXALTAÇÃO

Assumi recentemente o cargo de Mestre de Cerimônia e já temos uma Sessão Magna de Exaltação para ser realizada em breve. A minha dúvida é com relação ao uso do bastão.

Na pág. 103 (Ritual 3º Grau), quando recebo a ordem do Repeitab∴ para ir ao Átrio receber o Candidato, devo estar portando o Bastão?

Da mesma forma, na condução dos Companheiros durante a Exposição Histórica (especificamente entre as páginas 117 e 124), deverei estar com o Bastão? 

E finalmente, para atender as ordens do Respeitab∴ na pág. 134, estarei com o Bastão?

COMENTÁRIOS:

No tocante aos procedimentos que ocorrem na página 103 e seguintes, o Mestre de Cerimônias não traz consigo o bastão. Embora pareça um pouco contraditório porque o Mestre de Cerimônias irá conduzir alguém, nesse caso ele recebe o candidato para ser o seu o guia iniciático da Exaltação, o que o torna um personagem integrante da liturgia dessa cerimônia. Em síntese ele é parte integrante da cena teatral da aproximação do Companheiro ao ambiente consternado, e não o condutor de alguém para ocupar lugar em Loja. Assim, o bastão não se adéqua a esse momento, até porque existe o momento em que o Mestre de Cerimônias, para ingressar no Templo, terá que dar a Pal∴ ao 1º Vig∴. Nesse sentido, estar munido do bastão seria algo bem desconfortável, inclusive atrapalhando no procedimento.

Quanto ao momento da exposição da lenda, página 117 a 124 do Ritual, é a mesma coisa, ele não trabalha munido do bastão, já que ele e o Companheiro são partes integrantes da cena da fuga. No mais, o Mestre de Cerimônias também participa das perambulações que se seguem e ajuda a organizar as comitivas que viajam a procura de H∴A∴. Mais uma vez o bastão é dispensável.

No que diz respeito a apresentação do novo Mestre aos Vigilantes também é dispensável o bastão, já que o Mestre de Cerimônias está auxiliando o Respeitab∴. Inclusive ao final ele terá que, junto com o novo Mestre, agradecer os aplausos. Mais uma vez o bastão não é apropriado nesse momento da cerimônia.

Trocando em miúdos, na sessão magna de Exaltação, o uso do bastão é dispensável desde o momento em que o Mestre de Cerimônias recebe o candidato do Experto (início), até a saudação do Orador ao novo Mestre (final).

Todas essas orientações, de modo bem detalhado, estarão à disposição dos Mestres em breve na plataforma do GOB RITUALTÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 12/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário