Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O ESQUADRO, O COMPASSO E O LIVRO DA LEI

Em 17/06/2019 o Respeitável Irmão Laércio Roque Tolfo Vieira, Loja Luz da Serra, 417, Rito de York, GORGS (COMAB), Oriente de Santo Ângelo, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte:

ESQUADRO E O COMPASSO

Necessariamente o Esquadro e o Compasso tem que ficar em cima da Bíblia?

CONSIDERAÇÕES:

O Esquadro, o Compasso e o Livro da Lei são os componentes das Três Grandes Luzes Emblemáticas ou as Grandes Luzes da Maçonaria. 

Na verdade, o livro e os dois objetos simbólicos constituem um dos símbolos máximos da Maçonaria. Assim, o Esquadro e o Compasso, que só aparecem unidos em Loja, conforme a sua disposição, determinam o grau simbólico de trabalho da Loja.
Em linhas gerais, conforme o Rito o Livro é aberto tendo sobre eles os dois instrumentos simbólicos. Essa disposição pode ser ao centro, sobre as duas páginas abertas do livro ou, conforme o costume, na página direita do ponto de vista de quem o lê. Existem ritos, entretanto, como é o caso do Schröder, que não abrem o Livro, entretanto, sobre ele fechado dispõem-se o Esquadro e o Compasso na forma do Grau.

Especificamente no Rito de York (trabalho do Craft), não há leitura de nenhum trecho do Livro, contudo ele é aberto e fica voltado para o Venerável, tendo sobre a sua página direita aberta dispostos o Esquadro e o Compasso.

Particularmente isso acontece no Rito de York porque nele a Loja pode ser colocada em descanso – essa é uma liturgia prevista. Assim, quando isso acontece, sem desfazer ou desarrumar os instrumentos simbólicos, o livro é fechado por sobre eles durante o descanso.

Concluindo, o Esquadro e o Compasso, em Loja aberta, são sempre armados sobre o Livro da Lei, podendo, conforme o rito, estar o Livro aberto ou fechado.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 07/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário