Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 15 de setembro de 2019

INSTRUÇÕES. TODAS NA MESMA SESSÃO. INSTRUÇÃO OU LEITURA?

Em 24/06/2019 o Respeitável Irmão Marcos Thebaldi, Loja Suprema Harmonia, 3.858, REAA, GOB-SP, Oriente de Jaú, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

INSTRUÇÕES

É permitido ou não ministrar mais de uma instrução, aquelas constantes nos rituais de Aprendiz ou Companheiro, na mesma sessão?

CONSIDERAÇÕES

Eu entendo que isso é possível, todavia fica muito longe de ser considerada “instrução”. Mais provável é que uma atitude dessas possa ser mesmo chamada é de uma “rápida leitura”, onde provavelmente ninguém entendeu absolutamente nada.

Os nossos rituais já são por deveras carentes de conteúdo instrutivo. Os mesmos têm trazido apenas o mínimo necessário, agora imagine se as instruções ainda forem simplesmente lidas de uma só vez, sem as pausas e explicações necessárias e na mesma sessão.

Em se tratando genericamente de instruções maçônicas, penso que cabe aos Vigilantes, em conjunto com a Comissão de Admissão e Graus organizarem uma grade de estudos para os Aprendizes e Companheiros. Para tal devem se valer das instruções obrigatórias previstas nos rituais, bem como de outras que podem ser encontradas na vasta bibliografia maçônica.

Objetivamente quanto ao que menciona a sua questão, vejo essa não ser essa uma atitude apropriada, pois não segue os bons ditames daqueles que se propõem a preparar o maçom nos canteiros da Maçonaria. Há um círculo para isso, a Maçonaria cresce em função das suas Lojas, por sua vez as Lojas crescem conforme a semeadura. Tenho a dizer que Lojas que se propõem a ler todas as instruções de uma só vez (provavelmente só para ganhar tempo), certamente estarão fazendo uma péssima semeadura, por consequência não terão colheita alvissareira. 

Assim, eu penso que além das instruções previstas, cujas quais devem ser adequadas ao Tempo de Estudos com explicações e debates, outras mais são necessárias, pois além daquelas que atendem à iniciática maçônica, ainda há que se instruir sobre as leis, direitos e obrigações. É premente também dar o mínimo necessário de conhecimento sobre a história da Maçonaria.

Sem fazer juízo de valores, fico pensando que formação teria o Maçom que recebesse de uma só vez dos seus instrutores apenas a leitura das instruções num só quarto de hora de estudos. Qual seria o seu futuro na Ordem?

Concluindo, com todo o aparelho literário e de ensinamento que existe, ministrar “todas” as instruções, mesmo que apenas as do ritual e de uma só vez, não é atitude de bom senso e nem de responsabilidade para com a Ordem, pois é no aprendizado que se constrói o alicerce que sustentará a Maçonaria no futuro.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 11/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário