Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 29 de setembro de 2019

MALHETE, FALAR SENTADO, DIREITA E ESQUERDA DO ORIENTE

Um Respeitável Irmão do Oriente de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais, pertencente a Loja do GOB-MG que pratica o REAA, através do New GOB Net apresentou a seguinte questão:

MALHETE, FALAR SENTADO, DIREITA E ESQUERDA DO ORIENTE

Eminente irmão Pedro Juk, meus cumprimentos pelo excelente trabalho de padronização realizado no nosso Ritual de 1º Grau do REAA, graças ao vosso trabalho vamos ter uma ritualística padronizada em todo o no nosso GOB. Não querendo abusar da paciência do irmão gostaria de tirar as seguintes dúvidas: 

1. A empunhadura do malhete com a mão direita que o 1º Vigilante faz na verificação (abertura ritualística), pode ser a constante do item 2 do comentário do irmão postado no Blog em agosto/2019 “FORMA DE SEGURAR O MALHETE”? 

2. Qualquer irmão com assento no Oriente e que não ocupe nenhum cargo, se preferir, pode falar sentado? 

3. O meio do Altar, onde o Venerável tem assento, fica em cima da linha do Equador, desta forma toda a parte que fica à sua direita está no Hemisfério Norte. Quando o irmão diz que o Venerável deve ser abordado pelo lado Norte, onde exatamente é este local? 

RESPOSTAS:

1. Parado no seu lugar, nessa ocasião o 1º Vigilante em pé não faz o Sinal com a mão para pela lógica não denunciar o gesto (mostrar o Sinal) àqueles que ele quer verificar. 

Assim, ele apenas nesse momento, segura o malhete com a mão direita apoiando o mesmo na forma de costume pelo lado esquerdo do peito tendo as percussoras voltados para a direita e para a esquerda respectivamente. Nas outras situações o Vigilante deixa o malhete e faz o Sinal com a mão, ou mãos se for o caso.

2. Salvo se o ritual determinar o contrário, os ocupantes do Oriente podem falar sentados. Se preferirem falar em pé (como comumente acontece) falam à Ordem.

3. O Oriente no REAA é um quadrante da Loja, portanto não deveria ter lado Norte e nem Sul. Ocorre, entretanto, é que existe muita dificuldade por parte de alguns Irmãos em compreende qual é o lado (a banda) mencionada na orientação. 

Com isso, utiliza-se figuradamente a banda norte e sul no Oriente com o fito de dar uma referência para o entendimento. 

Assim, quando é mencionado o lado "norte do Altar" é o mesmo do ombro direito do Venerável em estando ele voltado para o Ocidente - como referência é o mesmo lado que fica o Orador na Loja. 

Já o Sul, nessa mesma condição, se refere ao ombro esquerdo do Venerável - como referência coincide com o mesmo lado que fica o Secretário na Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br 25/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário