Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 10 de setembro de 2019

TÁBUA DE DELINEAR E PAINEL DA LOJA

Em 17/06/2019 o Respeitável Irmão Laercio Roque Tolfo Vieira, Loja Luz da Serra, 417, Rito de York, GORGS (COMAB), Oriente de Santo Ângelo, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte: 
viera.adv@gmail.com

TÁBUA DE DELINEAR

Qual a melhor colocação dos Painéis dos Graus Simbólicos. Pergunto porque na maioria das Lojas os Painéis ficam no chão e voltados para o Oriente, e quem entra em Loja não tem a visão do Grau em que se está trabalhando.

COMENTÁRIOS:

Em se tratando do Craft praticado na Inglaterra, não existe precisão quanto a sua colocação. Não raras vezes vê-se a Tabua de Delinear próximo ao Primeiro Vigilante e outras próximo ao Segundo Vigilante, etc. Em linhas gerais, não existe uma regra para isso. Existem Lojas, inclusive, que não expõe aleatoriamente a Tábua de Delinear (Tracing Board), fazendo sua exposição apenas quando ele é utilizado na preleção.

Aqui no Brasil, por exemplo, o ritual do GOB do Rito de York no 1º Grau traz a Tábua de Delinear posicionada entre o Segundo e o Primeiro Vigilante (mais ou menos a sudoeste). Assim, nas Obediências que admitem rituais impressos do Craft, como é o caso do GOB, a localização das Tábuas deverá estar de acordo com o que prescreve o Ritual. Notadamente, na Inglaterra a Grande Loja não adota oficialmente rituais.

É bom que se diga que é equivocada a ideia de que a Tábua de Delinear seja um objeto que serve para indicar o Grau de trabalho da Loja. Obviamente que quando ele é aberto para estudos, o mesmo é exposto conforme o grau de trabalho da Loja e em posição adequada para visão da plateia.

O termo Painel da Loja, ou do Grau, é mais adequado para os ritos pertencentes à vertente latina da Maçonaria, no caso a latina. Assim, nesses ritos, o Painel geralmente fica no centro ao Ocidente com a sua face (quando aberto) voltada para o Oeste. Do mesmo modo, a função do Painel da Loja é para trazer alegoricamente toda a simbologia condensada e pertinente ao Grau de Trabalho. Seu conteúdo é de alto valor simbólico e está muito longe também de servir para indicar em que grau a Loja esteja aberta.

A Tábua de Delinear e o Painel da Loja são quadros que sintetizam a Loja e o caminho iniciático do maçom.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 09/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário