Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA

Em 05/07/2019 o Respeitável Irmão Edvaldo Felix, Loja União Diamantina, 205, Grande Oriente de Minas Gerais (COMAB), REAA, Oriente de Diamantina, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão

TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA 

Lendo um artigo publicado pelo irmão a respeito da Palavra Sagrada do Aprendiz, surgiu em mim a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto com relação à transmissão da palavra na abertura dos trabalhos no Grau 1.

A palavra deve ser passa na forma de interlocução ou é passada diretamente pelo Venerável ao Diácono e assim por diante? 

CONSIDERAÇÕES:

Primeiro é preciso observar que a transmissão da P∴S∴ que se dá na liturgia do REAA∴ para a abertura e encerramento dos trabalhos não têm o fito de ser atitude para examinar a qualidade de um maçom, portanto não é telhamento. 

Assim, essa transmissão, longe de ser um exame, guarda nela um profundo significado simbólico, cuja origem se reporta às aprumadas e nivelamentos que os antigos construtores faziam nos cantos das obras durante as edificações em pedra calcária.

Nomeadamente essa transmissão tem a aspiração de na Moderna Maçonaria substituir a prática operativa do passado por um procedimento simbólico e especulativo que indica, num determinado período da cerimônia, estar tudo justo e perfeito – condição obrigatória para se abrir e encerrar os trabalhos de uma Loja no REAA.

Ao tempo de se utilizar literalmente o nível e o prumo como acontecia no passado operativo, na Maçonaria Especulativa essa operação se dá simbolicamente pela transmissão de uma palavra. 

Estando ela correta, justa e perfeita, abrem-se os trabalhos e, do mesmo modo, estando ela justa e perfeita ao final, fecha-se a Loja para pagar os obreiros e despedi-los contentes e satisfeitos (os trabalhos no canteiro foram profícuos).

Desse modo, a transmissão da P∴S∴ para a abertura e encerramento ocorre entre o Venerável, Diáconos e Vigilantes - todos Mestres Maçons - sem que haja interlocução no momento, pois essa alegoria não é um telhamento (examinar a qualidade maçônica de alguém), mas sim é a transmissão simples de uma P\ conforme especifica o Ritual.

Assim, na transmissão da P∴ para abrir e fechar uma Loja do REAA no grau de Aprendiz, o transmissor soletra a P∴ por inteira (de uma só vez sem a troca de letras entre os protagonistas).

Respeitando-se o modo costumeiro de se pronunciar a P∴S∴ em cada grau, o procedimento é o mesmo nos três graus, isto é, não há troca interlocução (troca de letras ou sílabas) entre os protagonistas (Luzes e Diáconos).

Concluindo, cabe mencionar que a troca de letras ou sílabas das PP∴ SS∴ somente se dá quando o caso for o de examinar a qualidade maçônica de alguém, ou seja, na aplicação do telhamento. Reitero, esse não é o caso da transmissão da P∴ que ocorre na liturgia do REAA entre as Luzes da Loja com a participação dos Diáconos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 25/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário