Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

SOU UM CORPO!

SOU UM CORPO!
Ir∴Nelson José Rodrigues Machado

Os Princípios da Filosofia foram publicados pelo filósofo René Descartes (1596-1650) em 1644, na Holanda. Os Princípios estruturam-se em quatro partes: na Primeira Parte, ele trata Dos Princípios do Conhecimento Humano, e investiga o que é o Pensamento; na Segunda parte, a que trata Dos Princípios das Coisas Materiais, o filósofo responde o que é a Extensão, que ele chama de Matéria ou Corpo; e, é a partir daí que Descartes vai chegar à primeira certeza que servirá de alavanca para a construção da filosofia: “penso, logo existo”.

Assim, a primeira verdade do início da segunda parte dos Princípios é: os corpos que sentimos existem, e em especial o nosso próprio corpo existe. Daí a segunda verdade: eu não sou apenas pensamento, sou também um corpo.

Afinal, meus irmãos, escrevo estas palavras, para comprovar que a leitura e o estudo, trazem reflexões díspares, sob distintos pontos-de-vista nascidos a cada momento de nossa vida.

Apesar de avisado que fui, de ser um homem dual, como nos ensinamentos do 2º Gr∴da Maç∴, e baseado nos estudos do filósofo descritos acima, e, de poder afirmar, a existência de duas substâncias distintas: O Pensamento e a Extensão unidos no homem que sou, passo a concentrar a maior parte de meu tempo, na afirmação de que Sou um Corpo.

Por uma razão lógica: Na idade que estou passo algumas horas em alguns dias do ano a visitar Clínicas Médicas e laboratórios de Análises Clínicas e de Imagem, em busca de melhor avaliação do meu corpo e de meus órgãos vitais; os chamados exames de rotina.

Em contrapartida à realidade dos exames físicos, em reflexões realizadas nas salas de espera das Clínicas, passei a pensar e repensar, sobre as questões da Alma, questionando-me:

Como anda Ela? Está sadia? Está preparada para a eternidade, caso sua moradia (o corpo) pereça?

Porque sobre ele, a simples leitura de um exame de laboratório diz que, está sofrendo a ação do tempo e precisa de cuidados especiais para prevenir doenças; a chamada profilaxia*.

E a Alma? Como poderei avaliá-la? Está em desenvolvimento? O tal, Exame de Consciência, pode ajudar?

Confesso que, devo continuar a descer ao mais profundo de mim mesmo, e lá encontrar o núcleo invisível, sobre o qual poderei continuar a construção, de uma nova consciência, de um homem novo, como simbolizado pela expressão V.I.T.R.I.O.L.

Devemos, constantemente, avaliar o grau de conhecimento iniciático que obtemos, a cada dia, preparando-nos para a queda eterna do tempo, verificada e demonstrada simbolicamente pela ampulheta (símbolo na Câm de Refl) no seu escoamento inexorável. Escoamento este que, se conclui no ciclo humano, quando houver o desprendimento da Alma de sua moradia material, como quer a tradição judaico-cristã; ou do Pensamento de sua Extensão, como quer o filósofo.

Cujos entendimentos, unem-se na existência e na crença de DEUS, o GA∴D∴U∴, Ser Supremo, e único caminho na busca da salvação e na eternidade de nossa ALMA.

E também é sempre proveitoso um pulinho no livro de Eclesiastes capítulo 12 versículo 01:

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

VIDA LONGA, SAÚDE E PROSPERIDADE A TODOS.

Fonte: JBNews - Informativo nº 052 - 24/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário