Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

EM PÉ OU SENTADO

EM PÉ OU SENTADO
(republicação) 

Em 20.11.2014 o Respeitável Irmão Washington Luiz Tarnowski, Loja Estrela Mística, 3.929, REAA, GOB-SC, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão: 
wlt@univali.br 

Em pé ou sentado? 

Mano Pedro Juk desculpe se não fui bem claro, mas o problema está no Oriente. Quando o Irmão Secretário e o Orador estão falando pelo cargo ele tem prerrogativa de falar sentado correto? Na palavra a bem da Ordem cada Irmão fala por si, desta forma, à Ordem. Mas ao final, as considerações do Orador, ou seja, ele está falando pelo Cargo, ele pode falar sentado? E o Venerável Mestre pode na Palavra a Bem da Ordem falar sentado?

CONSIDERAÇÕES: 

Complementando a resposta dada em dezembro próximo passado, os Irmãos Orador e Secretário como Dignidades que ocupam o Oriente, independente de falar pelo seu ofício (cargo) ou não, falam em qualquer circunstância dos seus lugares em Loja sentados, salvo se o Ritual determinar o contrário. 

Do mesmo modo, o Venerável Mestre também do Altar por ele ocupado fala sempre sentado, salvo nas situações que o Ritual predizer o contrário. 

No Ocidente somente quem tem a prerrogativa de falar sentado é o Primeiro e o Segundo Vigilante, salvo quando o Ritual determinar o contrário. 

É oportuno salientar que o Chanceler e o Tesoureiro, mesmo possuindo mesas para o desempenho dos seus ofícios, por se posicionarem no Ocidente, falam sempre em pé (à Ordem). 

De todos aqueles que têm o direito a falar sentado, porém por consideração resolvam falar em pé, permanecerão então à Ordem. 

Ainda esclarecendo: as Luzes da Loja no caso de estarem em pé nos seus devidos lugares, estes então pousam o malhete e ficam à Ordem (compõem o Sinal com a(s) mão(s) na forma de costume). 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.676 - Florianópolis (SC) – sábado, 2 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário