Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

PADRONIZAÇÃO RITUALÍSTICA – DÚVIDAS PARA O REAA

Em 28/06/2019 o Respeitável Irmão Luiz Antonio Varzini, Loja Conselheiro Ramalho, 0522, REAA, GOB-SP, Oriente de Mogi Mirim, Estado de São Paulo, apresenta as questões que seguem:

PADRONIZAÇÃO RITUALÍSTICA – DÚVIDAS PARA O REAA

Li as 138 Orientações publicadas no site do GOB. Todavia, algumas dúvidas ainda permaneceram. Tomo a liberdade de relaciona-las abaixo e, se possível, esclarece-las. Desde já agradeço tua atenção.

1. Onde fica o Mestre de Cerimônias quando a porta do Templo é aberta? Do lado de fora, entre as filas, dentro do Templo do lado esquerdo (ou direito) de quem entra, ou outro lugar? Até onde acompanha o Venerável Mestre?

2. Na entrada do Templo o Venerável Mestre entra logo após os Irmãos ou fica parado até que todos se dirijam a seus lugares e depois entra sozinho (acompanhando o Mestre de Cerimônias)?

3. No Tempo de Estudos, a leitura ou a exposição de um assunto é feita do local onde está o Irmão ou pode ser feita entre as Colunas, no Ocidente?

4. Quem pode falar sentado?

5. Qual a vestimenta do Mestre Maçom em Sessão Eleitoral?

6. Qual a razão de em alguns rituais do REAA∴ estar S∴A∴D∴U∴ (Rito Brasileiro) e não G∴A∴D∴U∴?

7. RGF – Art. 4º, III – Como é feita a votação? A última orientação recebida foi que a votação é aberta, pelo sinal de costume.

CONSIDERAÇÕES:

Não existe um lugar fixo para tal, basta que ele fique nas proximidades em local que lhe aprouver, tomando o cuidado para não atrapalhar a entrada do préstito. O que não é comum é ele ficar dentro do Templo, mas no Átrio, geralmente ao centro.

Por último, conduzindo o Venerável Mestre o Mestre de Cerimônias, à frente, vai até o Oriente e se coloca próximo ao trono, sem a necessidade de subir os três degraus. Como referência ele para próximo ao lugar do 1º Diácono e dá passagem ao Venerável que vai em direção do trono.

Também não há regra para tal. Sugere-se, entretanto que o Mestre de Cerimônias aguarde que todos cheguem aos seus lugares para em seguida conduzir o Venerável Mestre para dentro do Templo.

O mais recomendável é que ele o faça do seu lugar. Nesse caso não há necessidade do Mestre de Cerimônias para conduzir. Apresentar uma peça de arquitetura entre Colunas, ou mesmo expor um assunto, não é proibido, sendo essa uma opção da Loja.

Salvo quando o ritual determinar o contrário, tem a prerrogativa de falar sentados os ocupantes do Oriente, porém, se por deferência alguém preferir falar em pé, então fica à Ordem. No Ocidente, salvo se o ritual determinar o contrário, apenas os Vigilantes têm essa prerrogativa. As Luzes da Loja, em Loja aberta, estando em pé, compõe o Sinal com a(s) mão(s) – deixam os respectivos malhetes.

Se a Sessão Eleitoral ocorrer na Ordem do Dia de uma Sessão Extraordinária, prevista no Ritual de Mestre Maçom do REAA, todos se apresentam paramentados na forma de costume. Caso as eleições atendam apenas a resolução dos Tribunais Eleitorais Maçônicos, geralmente não há abertura ritualística. Nesse caso, não procede que os membros do quadro estejam paramentados. 

Na realidade, uma sigla se refere Àquele que projetou, planejou e construiu o Mundo, enquanto que a outra menciona Àquele que é o mediador e senhor absoluto; o soberano.

Tanto uma quanto outra se referem ao “Criador”. É uma questão de escolha e adoção do Rito para um nome conciliatório do “Altíssimo” e não muda em nada no conceito e na essência de “Deus” na Maçonaria.

Regulamento Geral da Federação, Art. 4º, III – Obviamente que ela só pode ser pelo sinal de costume. Não há escrutínio nessa ocasião.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 21/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário