Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 8 de setembro de 2019

BOLSAS. COLETA E CIRCULAÇÃO NO REAA

Em 14/06/2019 um Respeitável Irmão pertencente a uma Loja do Grande Oriente do Brasil me apresentou a seguinte questão:

COLETA E CIRCULAÇÃO NO REAA

Me desculpe se for importuno, mas gostaria que se possível o irmão pudesse me ajudar nestas duvidas: (...) dou treinamento aos Novos Veneráveis de nosso estado amanhã dia 15 irei dar treinamento para essa nova diretoria.

Dentre muitas dúvidas que surgem uma delas é quanto a circulação do saco de propostas e do tronco.

No Ritual de Aprendiz diz que a ordem é:

Venerável 1º e 2º Vigilantes, Orador, Secretario e Cobridor. Fechando os dois triângulos.

Na normativa no site do GOB, tem na orientação que após se faz a coleta dos irmãos que estão sentados ao lado do Venerável Mestre.

Minha dúvida:

Não seria o certo que ao fazer a coleta teria que fazer o trono inteiro? Uma vez que o trono do Venerável Mestre por ser a figura ilustrativa e simbólica do Rei Salomão é uno e indivisível? Que a circulação do Mestre de Cerimonias e do Hospitaleiro é uma Viagem e se ele retorna ao Altar do Venerável Mestre ele quebraria essa viagem simbólica? 

Sem contar que se o Grão Mestre estiver na sessão ele é o presidente da Loja ou seja a maior autoridade presente, ele não entrega o cargo ao Venerável ele apenas devolve o Malhete para que o Venerável continue com os trabalhos.

Me desculpe se for importuno, mas gostaria que se possível o irmão pudesse me ajudar nestas duvidas:

Precisamos nos desvencilhar desses anacronismos do passado. Não existe a formação de triângulos nas circulações da bolsa. Teríamos que imaginar demais para essa formação. Infelizmente, nos tempos dantes autores ocultistas inventaram um suposto triângulo da materialidade e outro da espiritualidade. Destes ainda uma estrela de seis pontas que só obtém forma com muito exercício de imaginação. Aliás, estrela de seis pontas nem é símbolo do REAA. Assim, isso não procede no trajeto das bolsas. 

Também não procede essa ideia de “trono inteiro”. Ora, o sólio é um só e nele toma assento o dirigente da Loja (aquele que detém o malhete). Os dois assentos, a direita e a esquerda do Venerável são simplesmente cadeiras de honra e nada tem a ver como o “trono”. 

Nesse sentido, não existe essa ideia de trono indivisível, até porque, mesmo se fazendo esforço de imaginação fica difícil entender a razão dessa divisão proibida. Durante a circulação da bolsa, ninguém está dividindo o trono com ninguém, pois o dirigente é quem senta no trono e traz consigo o primeiro malhete (símbolo do seu poder e sua autoridade). 

É certo que o Grão-Mestre, se ele quiser, pode dirigir os trabalhos. É uma prerrogativa sua e tida como um Landmark moderno. Nesse caso, ele ocuparia então o lugar do Venerável Mestre e dele receberia o malhete. Apesar dessa prerrogativa ser inquestionável, o ritual especifica que o Grão-Mestre recebe o malhete conforme previsto no Protocolo de Recepção para em seguida devolvê-lo ao Venerável Mestre para o mesmo, por ter sido eleito para tal, dirija os trabalhos. 

Assim, não justifica fazer a coleta dele junto à do Venerável Mestre, ou mesmo de outros ocupantes das duas cadeiras de honra. De mais a mais, a maior autoridade na Loja é o Pavilhão Nacional, que se diga de passagem tem sua presença obrigatória em todas as sessões realizadas pelas Lojas do GOB e o titular da bolsa não se coloca diante dele durante a circulação para coleta.

No tocante à circulação da bolsa ser comparada a uma viagem, para mim isso é uma grande novidade! Ora, que significado teria essa viagem? O que realmente se sabe é que a alegoria das viagens no REAA tem caráter iniciático, ocorrendo, portanto, somente nas cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação. O giro para a coleta nada tem a ver com viagem, muito menos com alguma que não pode ser interrompida!

No tocante a abordagem nessa circulação, o trajeto é feito primeiro entre os seis primeiros cargos imprescindíveis que, somados ao do Mestre de Cerimônias, somam os sete cargos mínimos necessários para se abrir uma Loja no REAA. Os três primeiros hierarquicamente abordados são as Luzes da Loja - o Venerável Mestre e os dois Vigilantes, em seguida, os três outros imprescindíveis que são o Secretário para redigir a ata, o Orador para resguardar a Lei e o Cobridor Interno para proteger a cobertura da Loja. Por fim o sétimo que é o Mestre de Cerimônias, oficial imprescindível para organizar o desenvolvimento dos trabalhos – três, governam a Loja, cinco a compõe e sete a completam. Assim, essa é a regra que determina a sequência dos seis primeiros cargos.

Quando então estiverem ocupadas as cadeiras de honra, depois de o titular ter abordado os seis primeiros cargos acima mencionados, ele então volta ao Oriente e recolhe de todos os demais ali presentes. No retorno ao Oriente a coleta agora começa a partir dos ocupantes das duas cadeiras que ficam ao lado do Venerável. Concluída a coleta de todo o Oriente, segue-se para os Mestres do Norte, do Sul, Companheiros, Aprendizes e por último o próprio titular deposita a sua proposta ou óbolo na forma de costume. 

Concluindo, não existe trono ou altar indivisível, triângulos, estrela e nem viagens relacionadas à circulação das bolsas. O que existe é apenas uma simples sequência determinada pelos cargos em Loja e que apropriadamente está orientada na plataforma do GOB RITUALÍSTICA para o Ritual de Aprendiz do REAA em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 07/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário