Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

RITO E A ARTE DA CONVERSAÇÃO EM LOJA

Kung Fu Zu
RITO E A ARTE DA CONVERSAÇÃO EM LOJA
Jean-Pierre Dupuis
Tradução José Filardo

O fundador do pensamento chinês, Kung Fu Zu (Confúcio) e o enciclopedista amigo de Voltaire, o Abade Morellet, cada um em seu estilo e em sua própria maneira mostram pela primeira vez a importância do rito para a segunda arte da conversação como pré-requisitos para as relações humanas e seu bom funcionamento. Isto irá deliciar os maçons … 

Inquestionavelmente, estão bem a importância do ritual e a arte da conversação no coração da prática maçônica e de sua formação, que o maçom trabalha em sua loja simbólica. Ao diabo, então, as oficinas seniores, pois mesmo nos graus simbólicos o maçom não perde seu tempo e ganha em humanidade sempre que ele é assíduo …

Por que tal abordagem?

Os tempos reclamam de incivilidade que atrapalha ou conturba nosso cotidiano. A pessoa média se sente agredida por um mundo que não mais respeita os princípios básicos de cidadania. O que preconiza o Mestre Kung que parece ter experimentado o mesmo clima social em seu país? Que explicação ele dá, mestre de vida mais que filósofo?

Ele explica esse impossível viver juntos pela decadência e dissolução dos rituais. Esses últimos ocupam um lugar central na sociedade chinesa (e mais geralmente asiática) e sua não-observância (primeiro nos altos escalões do poder) provoca a miséria e a ruína das cidades.

Os rituais regulam a relação entre os homens e distribuem as funções. Alguns podem se inquietar, talvez, destacando que eles fixam os lugares entre os indivíduos. Obviamente, existem germes de esclerose nessa visão de mundo, mas ela oferece a possibilidade de um relacionamento real. Um hábil compromisso entre distância e proximidade.

O poder ambíguo do rito 

O rito cria aproximação, mas ele também cria uma certa distância. Ele tende a proteger a relação de um perigo: de que a fusão onde um dos atores pode exceder a medida, se desviar, manipular e tirar proveito de seu ascendente. Comportar-se humanamente é comportar-se ritualmente, diz o texto em uma frase brilhante “vencer seu ego a si mesmo no sentido dos ritos” ou tomar o problema de outro lado, procurar seu estrito interesse é infringir os ritos. Em maçonaria, o iniciado aprende a se disciplinar e compreender o mundo através do ritual. É interiorizando o ritual no início, em seguida, aprofundando por meio de um trabalho reflexivo que o maçom se constrói e transforma ao mesmo tempo a sua vida no mundo profano e as relações com o seu ambiente. Terá entendido, definitivamente, que o ritual à moda maçônica ou “à asiática” acalma as relações entre indivíduos e os enriquece porque cria um conjunto de atitudes conducentes a essas relações, instalando um fundo comum.

O rito ou o ritual não é de maneira nenhuma um formalismo vazio e restritivo, mas uma estrutura mínima que torna possível o intercâmbio. Ele também deixa espaço para a expressão de uma certa subversão ou termos como fantasia, provocação. Mas sempre sob a condição de harmonia, noção cardeal na Ásia: o ritual bane a dissonância, as notas falsas, os contratempos, as estridências.

Aprender a língua e a comunicação 

Quanto ao Abade Morellet que em um ensaio sobre a conversação retoma talvez com menos verve os argumentos de Jonathan. Swift, ao lidar com o mesmo assunto, sua existência mundana adicionada à sua leitura de Swift lhe permite listar um conjunto de “vícios” a serem banidos de nossos intercâmbios. Erros, em sua maioria, que ele atribui ao inglês. Ele menciona, entre outros, a desatenção, o pedantismo, a falta de continuidade das ideias, o espírito de brincadeira, o despotismo ou espírito de dominação, a ânsia grande demais de mostrar o espírito… O que visa Morellet neste ensaio? Se ele sacrifica a uma moda da época, este gosto por coleções de erros a evitar e códigos a respeitar (falaremos dos manuais de etiqueta de hoje), o abade defende os benefícios e as virtudes da conversação. O Abade Morellet lembra, por exemplo, que uma grande parte dos homens deriva seu conhecimento da conversação ignorante ou negligencia a leitura. Mas, principalmente, ele pretende ser um professor de linguagem ou de comunicação. Nostálgico diante do que ele pressente ser seu declínio, ele que frequentou assiduamente os salões, defende um ideal de equilíbrio e mostra como a arte da conversação implica para o locutor assumir uma posição onde a dosagem, equilíbrio e contenção são essenciais. Em outras palavras e para explicar o nosso autor, trata-se de agradar sem cair na autobiografia ou no monólogo, instruir sem ser douto e sentencioso, ser espiritual sem passar por brincalhão, de raciocínio rápido sem apressar o interlocutor. Encontrar uma justa medida entre o bom humor, a euforia e a intoxicação, a polêmica ou a raiva, a o espírito contencioso. É indesejável aquele que carrega tudo, bem como aquele que cai no defeito inverso, aquele que se refugia no silêncio: o mudo. A conversa exige ou convoca diversos talentos. Talento perdido ao longo dos séculos substituídos por outros comportamentos ou por práticas formais técnicas sem afetação e sem desafio.

A arte de viver sozinho e em sociedade 

A sessão maçônica, que Morellet certamente teria apreciado e de que teria elogiado a atmosfera, tenta contra todas as probabilidades da modernidade, preservar um lugar e um tempo para o verdadeiro intercâmbio. Melhor ainda, ela ambiciona iniciar, formar seus seguidores na verdadeira comunicação.
É indiscutível que durante a sessão, o maçom aprende a controlar seus sentimentos e emoções, a ouvir os outros, a os compreender, a os criticar, por que não?, mas sem os desqualificar ou anular. A loja aumenta gradualmente um meio justo e estabelece um padrão de conversação para seus membros, uma espécie de boa altura, um tom de referência (para ficar na metáfora musical). O maçom encontrará consequentemente em loja e muito concretamente as manias apontadas por Morellet e seus conselhos sobre o uso da linguagem, suas lições de psicólogo sobre como se portar em sociedade.

Uma sociabilidade ideal 

A educação maçônica e sua arte da conversação que ela quer promover (a diferentes títulos) combate desde o início da grosseria, visa dar ao aprendiz os meios de se autodisciplinar e sentir por si mesmo – em vez de coagido – as regras do decoro.

A conversação, atividade central da loja é, sem dúvida, a grande escola do espírito. Ela o estimula, o desperta, o torna vigoroso; ela desenvolve faculdades tais como memória e atenção e dá mais penetração ao julgamento. O maçom descobrirá ali, entre outros aportes, uma sociabilidade ideal e bem vivida, pois compartilhada, enriquecedora ao invés de restrita, modelo que procurará reproduzir fora do templo.

Este desvio pelo século XVIII e pela Ásia não tinha outro propósito além de mostrar uma maçonaria de nível em seu século e que dotada de ferramentas robustas (a conversação e o ritual como principais) permanece operativa, terrivelmente eficaz ou seja, poderosa, sem ofensa aos seus detratores.

Bibliografia:

- Confucio Entrevistas
- Swift, Sugestões para um ensaio sobre a conversação
- Abbe Morellet – Sobre a conversação 

Fonte: https://bibliot3ca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário