Em 18/05/2019 no 1º Seminário de Padronização Ritualística do REAA – GOB, realizado em Santos, São Paulo, o Respeitável Irmão Ubirajara Nascimento, Loja Raphael Simioni, 3.707, GOB-SP, Oriente de São Sebastião, Estado de São Paulo, apresentou a seguinte pergunta:
CIRCULAÇÃO NO ORIENTE
Circular no Oriente. À frente ou em volta do Livro da Lei?
No REAA, quem transitar pelo Oriente não obedece a nenhuma padronização de circulação. Estipula-se apenas que nele se ingressa pelo lado nordeste (vindo da Coluna do Norte) e dele ser sai pelo lado sudeste (em direção da Coluna do Sul). Estipula-se também que por mera condição de praticidade, o Venerável chega ao sólio pelo lado Norte do Altar e dele sai pelo lado Sul.
Não existe nenhum giro (circulação) em torno do Altar dos Juramentos, assim como também não existe nenhum impedimento para passagem ente o Altar dos Juramentos e o Altar ocupado pelo Venerável Mestre. Transitando no Oriente, do lado do Orador para o do Secretário, ou vice-versa, também não existe impedimento para se passar pela frente ou pela retaguarda do Altar dos Juramentos.
Geralmente, o Altar com as Três Grandes Luzes Emblemáticas, que fica no Oriente no REAA, é colocado a uma distância mediana (dependendo do espaço) entre o meio do limite como o Ocidente e o Altar ocupado pelo Venerável.
Outro aspecto: o Venerável Mestre, salvo na prova da Taça que ocorre durante a Iniciação, será sempre abordado no sólio pela sua direita (ombro direito).
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário