TRABALHO DE EMULAÇÃO
(republicação)
Em 01.08.2014 o Respeitável Irmão Paulo Edson Franco, Diretor de Cerimônias da Loja Virtus Et Labor, Trabalho de Emulação, GOB-PR, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento:
paulo_edson_franco@hotmail.com
Trabalho de Emulação
Como é do conhecimento do irmão, nossa loja trabalha no Ritual de Emulação (Emulation Working), o qual por ser minoritário dentre os ritos adotados pelas Lojas e pela carência de literatura especializada, é sempre objeto de muitas dúvidas, principalmente, no tocante à prática ritualística. É de nosso interesse se esmerar para praticar a Ritualística da maneira mais correta e pura possível. Dias atrás, consultando o JB News (Informativo nº 1.347), encontrei um artigo redigido pelo Ir. Hercule Spoladore, onde o mesmo, de forma absolutamente clara e concisa, apresenta um resumo da ritualística no Ritual de Emulação. Entretanto, pude constatar que o Ir. Hercule é vinculado ao GOP. Assim gostaria de questionar o irmão sobre os seguintes temas:
1) As informações contidas no referido artigo podem ser consideradas corretas e aplicáveis à nossa Loja, sem que isso implique em discrepância com as orientações e determinações do GOB?
2) Está correta a informação do Ir. Hercule Spoladore acerca da obrigatoriedade do esquadramento da Loja na perambulação?
3) Queira o Irmão, se possível, indicar fontes literárias para podermos nos aprimorar na prática da ritualística.
Quanto à questão 01 – Apesar da credulidade credenciada ao meu Respeitável Irmão e competente amigo Hercule, cujas informações e artigos escritos são sempre merecedores de crédito e embasados em bibliografia, há que se considerar o seguinte: um ritual em vigência por dispositivo legal ele deve ser rigorosamente cumprido, mesmo que este apresente discrepâncias em relação aos procedimentos verdadeiros – se for o caso do ritual mencionado.
Nesse pormenor, sugiro que a Loja, se for o caso, fundamente as suas súplicas e as remeta para apreciação através da Secretaria Estadual até a Secretaria Geral Adjunta para o Ritual – Emulação em questão.
Quanto à questão 02 – No Craft inglês e nas demonstrações das cerimônias pelo Improvement Lodge existe o esquadramento. O que ocorre na Inglaterra é que a Grande Loja não edita ritual, todavia o costume é seguido rigorosamente com algumas pequenas particularidades. No caso do esquadramento nas perambulações, não raras vezes esse procedimento é mais próprio para as sessões em Loja nas Admissões (iniciação), Passagem e Elevação, até porque na Inglaterra as reuniões em Loja não seguem a mesma característica de sequência (Sessões Ordinárias) como as que acontecem no Brasil.
Quanto à Questão 03 – Eu indicaria a bibliografia mencionada na Peça de Arquitetura de autoria do Irmão Hercule Spoladore. Não sei se é a mesma que fora publicada no JB NEWS 1.347, já que no momento não estou de posse dessa edição. De qualquer modo estou enviando o Trabalho com a bibliografia em outro anexo.
Sugiro também – Emulation Ritual – As demonstrated at the Emulation Lodge o Improvement, London and with whose approval this ritual has been compiled and published – Allan Lewis Masonic – Reprinted 2001.
Outro contato para informação sobre o tema seria o Irmão Joselito Hencotte – hencotte@gemail.com ou hencotte2@gemail.com
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.5656 Florianópolis (SC) – domingo, 11 de janeiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário