VENERÁVEL ATRASADO
(republicação
Em 13.10.2014 o Irmão Nilson Garcia, Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, por telefone, me relatou e formulou a seguinte questão:
nilson@higintel.com.br
Venerável Atrasado.
Em uma Sessão Magna de Iniciação estando ausente o Venerável, outro Mestre Instalado da Loja abriu e dirigiu os trabalhos. Em determinado momento da Sessão em andamento o Venerável que esteve atrasado por motivos de força maior, pediu ingresso na Loja pelo que foi assim admitido. Nesse caso o Mestre Instalado que está dirigindo os trabalhos é imediatamente substituído pelo Venerável de ofício? Ou aquele que abriu os trabalhos conduz a Sessão até o final?
É como eu tenho dito: é tudo uma questão de bom-senso e educação. No meu ponto de vista o Irmão Mestre Instalado que estiver dirigindo a Sessão Magna, mesmo que o Venerável da Loja tenha chegado atrasado, deve permanecer (continuar) conduzindo a Sessão até o seu final, já que ele (o substituto), gentilmente houvera se proposto a fazê-lo à bem da Ordem e da Loja em particular.
Penso que o próprio Venerável atrasado poderia, para evitar situações que viessem envolver essa substituição, já de antemão se manifestar cortesmente para que o seu substituto continuasse no posto de dirigente até o final. Aliás, qualquer manifestação nesse sentido cabe apenas aos dois personagens - o Venerável e o seu substituto que são os protagonistas diretos envolvidos do fato, nunca com propostas oriundas de outros presentes na Sessão.
Como a questão envolve fineza e delicadeza, também o Mestre Instalado substituto deveria antes oferecer o cargo ao titular atrasado.
Imagino também ser de muito bom alvitre e airoso que o Mestre Instalado substituto dirigindo a Sessão, por ocasião da sagração do Candidato, ofereça ao Venerável de ofício a realização do ato de consagração.
Obviamente que toda essa situação não precisa estar anotada, todavia essa é uma questão de elegância e ponderação como eu já havia antes mencionado. Afinal, se a questão é aquela de “onde está escrito que sim”. Perguntamos então: “e onde está escrito que não”.
Finalizando, a maturidade dos protagonistas desse caso é que fará a diferença para a aplicação da boa geometria que deve sempre permear os trabalhos de uma Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.581 - Florianópolis (SC) – segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário