MEDALHAS E PARAMENTOS
(republicação)
Em 11.03.2014 o Respeitável Irmão Bartholomeo Freitas Loja Sebastião Vasconcelos dos Santos, sem declinar o Rito e Obediência, Oriente de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, apresenta a questão seguinte. bartholomeofreitas@hotmail.com
Venho hoje lhe questionar uma dúvida minha e de outros Irmãos sobre as uso das medalhas dos Corpos Filosóficos nas Sessões de Graus Simbólicos. Em leitura de uma de suas sábias respostas você deixou claro que os "paramentos filosóficos" não deveriam ser usados, contudo, alguns Irmãos entenderam que "Medalha" não seria paramento, mas um adereço, indicativo ou adorno. Assim, meu amado Irmão Pedro, pergunto: A Medalha dos Corpos Filosóficos pode ser usada em Sessão Simbólica? A Medalha é um paramento?
CONSIDERAÇÕES:
A questão é do bom senso. Se a medalha for um bóton. De fato medalhas não são paramentos, já que esses em Maçonaria se restringem ao avental, colar, joia, faixa. Nos graus simbólicos usam-se paramentos exclusivamente do simbolismo. O que não se deve confundir são os pingentes, bótons, distintivos ou coisas do gênero com paramentos. Desde que esses sejam discretos e não assumam o raio do absurdo não vejo nenhum problema no seu uso.
Ratifico – paramentos que não façam parte do simbolismo, ficam restritos aos seus corpos filosóficos.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: – JB News – Informativo nr. 1.394 Florianópolis (SC) – quarta-feira, 2 de julho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário