VESTIMENTA DO MAÇOM
(republicação)
Em 01.08.2014 o Respeitável Irmão Luiz Antonio Varzini, Loja Conselheiro Ramalho, 522, REAA, GOSP-GOB, Oriente de Mogi Mirim, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento:
varzini@yahoo.com.br
VESTIMENTA DO MAÇOM
Mais uma vez venho solicitar tua ajuda. Não me lembro de ter lido alguma orientação tua a respeito deste assunto. Mas se o Irmão já se manifestou a respeito, minhas desculpas. Faz referência ao traje usado pelos Maçons.
No Ritual do Grau 1, página 33, segundo parágrafo, descreve o uso do balandrau preto, “....desde que usado com camisa branca, ....”.
Ora, se a camisa está sob o balandrau, qual a razão dela ser branca? Não pode ser de qualquer cor? E por que a exigência do cinto preto, se também não está visível?
Agradeço a tua paciência para comigo mais uma vez.
Além de já ter comentado a respeito, também fiz esse alerta quando enviei junto com os provimentos (mais de duzentos) para correção do Ritual de Aprendiz ao GOB há um ano, porém até agora não recebi retorno nenhum.
A questão da camisa branca e o cinto preto são redundantes quando do uso do balandrau, já que ele é regularmente preto, talar (até os garrões), com mangas compridas, bem como fechado (abotoado) até junto ao pescoço.
Entretanto, não são raras as vezes que presenciamos balandraus que mais parecem um jaleco preto e nem sempre fechados até o pescoço. Esse tipo de balandrau é irregular.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.562 Florianópolis (SC) – quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário