CIRCULAÇÃO NO ORIENTE
(republicação)
Em 19/03/2014 o Respeitável Irmão Oscar Pohl Isaac, Loja Acácia de Araraquara, 2.681, GOSP-GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente de Araraquara, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento ao Consultório José Castellani:
pohlisaac@superig.com.br
Existe alguma ligação imaginária e que não pode ser interrompida durante os trabalhos de Loja entre o Venerável Mestre e o Altar dos Juramentos durante a circulação dos Obreiros no Oriente? Se existe qual é o Rito que é praticado? Ou pode ser em qualquer Rito desde que seja Instalado?
Originalmente o único Rito que eu conheço que limita a circulação em determinadas sessões é o trabalho do Craft norte-americano comumente conhecido aqui no Brasil como Rito de York – não confundir com o Craft inglês dos Trabalhos de Emulação.
Genuinamente o Rito de York possui Altar dos Juramentos no centro da sala da Loja. Cito então como exemplo que só existe a passagem entre o Altar e o pedestal do Venerável durante a cerimônia de Iniciação.
Nas outras sessões o deslocamento não permite essa passagem o que representa um deslocamento em forma da letra “U”. Já nos Ritos mais conhecidos e geralmente de vertente francesa, embora algumas invenções nesse sentido originalmente não existem esses tais procedimentos.
No Rito Escocês, por exemplo, o Altar dos Juramentos fica no Oriente e entre esse e o ocupado pelo Venerável, havendo espaço é perfeitamente exequível a passagem entre ambos. No Oriente não existe circulação.
Quanto a sua questão referente a qualquer rito instalado, eu sinceramente não entendi.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.402 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 17 de julho de 2014.
Meu Ir.: tenho muito apreço pelos seus conhecimentos ritualístico corretíssimo. Pra satisfazer o entendimento de um Ir.:, preciso que me responda, já que no Or.: não tem padronização de circulação, o Ven.: Mest.: pode entra ou sair pra o seu Trono, tanto pela esquerda como pela direita?
ResponderExcluir