Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CARTA CONSTITUTIVA

CARTA CONSTITUTIVA
(republicação)

Em 18.11.2014 o Respeitável Irmão Hisemberg Osório Nunes, Loja Acácia de Boa Vista, 2.437, REAA, GOERR – GOB, Oriente de Boa Vista, Estado de Roraima, formula a seguinte questão: 
hisemberg_nunes@hotmail.com 

Gostaria de saber qual o local da Carta Constitutiva de uma Loja Maçônica?

Considerações: 

Muitas Lojas costumam expô-la encostada na frente do Altar à direita de quem do Ocidente olha para o Oriente, já que na mesma posição, porém à esquerda fica a Prancheta da Loja (páginas 22 e 23 do Ritual de Aprendiz em vigência, indicada pelo número 28). Assim, não confundir Prancheta com a Carta Constitutiva. 

Entretanto essa prática de posicionar a Carta Constitutiva encostada no Altar não é unânime na Ordem, já que o costume tem ocorrido às vezes quando duas ou mais Lojas (corporação) usam o mesmo recinto em dias distintos (ocupam o mesmo prédio). Nesse sentido tenta-se identificar quantas Oficinas ali se reúnem para os seus respectivos trabalhos. 

Obviamente que a Carta Constitutiva é um documento expedido pela Obediência que comprova a regularidade de funcionamento da Loja sem, contudo haver a necessidade premente de expô-la dentro da Loja, já que o que define mesmo a Corporação Maçônica ali reunida é o Estandarte da Loja, o que em linhas gerais já seria suficiente pela sua presença. 

Exegese 

Assim, dependendo do costume da Loja, a Carta Constitutiva pode ser exposta em moldura como um quadro tanto na Secretaria, quanto na Sala dos Passos Perdidos, no Átrio, ou até mesmo na frente do Altar como anteriormente mencionado. 

Atualmente não existe um lugar oficializado para esse posicionamento. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.624 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 10 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário