IRMÃO QUE INCOMODA
(republicação)
O Respeitável Irmão Juliano Francisco Martinho, membro da Loja Igualdade, 1.647, sem declinar o nome do Rito, GOB, Oriente de Monte Alto, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:
juliano.martinho@wegcestari.com
Irmão que Incomoda
Mais uma vez, recorro a seus conhecimentos para ajudar-me. Temos em nossa Loja um Irmão filiado, que classifico como “Irmão problema”. Ele não é assíduo, tão pouco participativo, tem frequência muito baixa e, quando resolve aparecer, chega sempre atrasado, com um claro intuito de não ter que ouvir a leitura da ata. Além disso, sempre pede a palavra para reclamar que a sessão está demorada, que o tempo de estudo é demorado, etc. Eu particularmente não entendo porque ele é Maçom! Dentro da Loja, fica com o celular ligado, mandando mensagem e tentando distrair outros Irmãos, mostrando o que recebe no whatsApp. Como nossa Loja possui poucos Obreiros, geralmente os Mestres preenchem todos os cargos e as Colunas, com exceção dos Companheiros e Aprendizes, ficam vazias, então, como sou Mestre de Cerimonias, o deixo sem cargo algum para que se sente na Coluna sozinho, evitando que tenha com quem conversar. Acontece que agora ele deu de se sentar nas Colunas dos Aprendizes ou Companheiros, distraindo os Irmãos. Está bem difícil! Argumentei que ele não poderia sentar-se lá, mas, não sei se estou certo. Os Mestres podem sentar-se onde queiram? Sei que o Irmão poderá dizer que o Venerável deveria intervir, mas, infelizmente sei que não vai acontecer. Se puder me ajudar com alguma dica, ficarei grato. Me esqueci de citar que, sentando-se nas Colunas dos Aprendizes ou Companheiros, também atrapalha a circulação do Saco de Propostas e do Tronco de Beneficência, pois obriga o Irmão a quebrar o movimento destrocêntrico da circulação.
Eu penso que o Orador da Loja deve tomar providência legal, consultando as nossas Leis e regulamentos para enquadrar esse tipo de Irmão que, pelo que me é relatado, só aparece mesmo para atrapalhar e semear discórdia. Ainda procede na constância de chegar atrasado e usa celular (existe normativa no GOB proibindo o uso). Lembro que o atrasado deve entrar formalmente em Loja.
De fato, ele como Mestre, nas Colunas e sem ocupar cargo ele tem a liberdade de escolher o seu lugar, todavia ele não deve ocupar o topo das Colunas que é destinado à senda iniciática dos Aprendizes e Companheiros.
Se o Venerável ou o Orador não tomarem providências, usando o dispositivo legal, qualquer Mestre, bem fundamentado, deve oferecer denúncia sobre essas atitudes do “Irmão Problema”.
Quem pode auxiliar nessa questão legal é o Ministério Público Maçônico da Obediência Estadual.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.607 - Florianópolis (SC) – sábado, 21 de fevereiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário