Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CIRCULAÇÃO, DESLOCAMENTO NA MESMA COLUNA E FICAR À ORDEM - RITUALÍSTICA DO REAA

Em 02/09/2018 o Respeitável Irmão Marcos Minto, Loja Irmão Valdez Pereira, 4.077, GOB, REAA, Oriente de Paragominas, Estado do Pará, solicita esclarecimentos para as dúvidas seguintes:

CIRCULAÇÃO, DESLOCAMENTO NA MESMA COLUNA

Venho através desta tirar as seguintes dúvidas;

1 - Se eu sair do meu lugar em Loja, mas não saindo de minha coluna posso voltar ao meu lugar ou tenho que realizar a circulação para voltar ao meu lugar?

2 - No Ocidente, ao cruzar o centro da Loja em circulação tenho que dar uma parada em direção ao Venerável? Sendo a linha imaginária.

3 - Irmãos Orador e Secretário podem falar sem levantar ou tem que levantar como os demais Irmãos?

4 - Venerável quando solicitado no manual para ficar a ordem tem que ficar também?

CONSIDERAÇÕES:

1 - É exatamente para não se precisar dar a volta ao mundo e parar no mesmo lugar que um obreiro em deslocamento pela sala da Loja e na mesma Coluna, não precisa se utilizar da prática costumeira da circulação. Assim, na mesma Coluna não existe circulação. Em resumo, nessa condição ele vai e volta sem precisar antes circular pela outra Coluna. Na mesma Coluna também são desnecessárias as pretensas “voltinhas” em torno das mesas dos Vigilantes como alguns “inventores” querem às vezes apregoar. Enfatize-se que a regra da circulação só se aplica àquele que, em deslocamento, vai de uma para outra Coluna – do Norte para o Sul, cruza-se por entre a retaguarda do Painel e o limite com o Oriente; do Sul para o Norte, cruza-se por entre a frente do Painel e a porta de entrada do Templo. Na realidade esse procedimento não é a mesma coisa do que se ficar dando voltas em torno do Painel da Loja, porém é uma organização horária de deslocamento nos sentidos Norte-Sul e Sul-Norte. É por essa disposição de perambulação no Ocidente que no Oriente não há circulação pré-determinada, porém nele somente se ingressa vindo da Coluna do Norte e dele se sai apenas em direção da Coluna do Sul.

2 - Como está bem claro no Ritual em vigência, saudações em Loja somente são feitas ao Venerável Mestre quando se ingressa ou se sai do Oriente, ou às Luzes da Loja quando da entrada formal (pela Marcha do Grau). Destacando-se que ao se entrar e sair do Oriente, em estando o obreiro portando (empunhando) um objeto de trabalho, ele não saúda pelo Sinal, apenas faz uma parada rápida e formal, mas sem qualquer inclinação gestual com o corpo ou mesmo meneios com a cabeça. Dado ao comentado e de acordo com o ritual, não existe nenhuma saudação ou parada rápida e formal quando, em circulação, um obreiro cruzar o eixo longitudinal do Templo (equador imaginário).

3 - O Orador e o Secretário, salvo quando o ritual determinar ao contrário, falam sentados. Entretanto, se por deferência eles preferirem falar em pé, então ficam à Ordem, isto é, com o corpo ereto, pés em esquadria e ao mesmo tempo compõem o Sinal com a(s) mão(s). O Orador e o Secretário no REAA∴ fazem parte do rol das Dignidades da Loja que ocupam o Oriente. Em assim sendo, salvo outra determinação oriunda do Ritual, eles podem falar sentados.

4 - Creio que a pergunta se refere ao “ritual e o Venerável”. Assim, não só o Venerável, mas também os Vigilantes, quando a liturgia determinar que todos fiquem à Ordem, literalmente “todos”, inclusive as Luzes da Loja, assim devem se posicionar. Nesse sentido, o Venerável e os Vigilantes deixam seus malhetes, ficam à Ordem e compõem o Sinal com a(s) mão(s). É anacrônica a prática de que, estando em pé nos seus lugares as Luzes da Loja precisem pousar os seus respectivos malhetes no lado esquerdo do peito. Ora, isso não é Sinal e é bom lembrar que Sinal de Ordem se faz com a mão, ou com as mãos se for ocaso. Além do quê, ninguém faz Sinal “com” o objeto de trabalho, ou seja, não se usa um objeto trabalho para com ele se compor e fazer um Sinal. Penso que está mais do que na hora de se acabar com essas práticas ultrapassadas.

Ao concluir, cabe aqui ainda um comentário. Como muito se mencionou o termo “ficar à Ordem”, notadamente é necessário se compreender que um obreiro nessa posição, em qualquer grau, estará sempre compondo o Sinal do Grau com a(s) mão(s) tendo, concomitante ao gesto, o seu corpo ereto feito um pr\ e os pés unidos pelos ccalc\ feito uma esq\. Como Secretário Geral, eu gostaria de enfatizar que todas essas observações farão parte das instruções e práticas ritualísticas inerentes aos Rituais do GOB que futuramente (2019) estarão à disposição num endereço eletrônico do Grande Oriente do Brasil e relacionado à Grande Secretaria Geral de Orientação Ritualística.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário