Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2018

PACTO FUNDAMENTAL

PACTO FUNDAMENTAL
(republicação)

O Respeitável Irmão José Alves Fraga, Loja Estrela da Serrinha, 2.033, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás pede o seguinte esclarecimento. (Questão apresentada em outubro de 2.013). - jfraguinha@gmail.com

Acredito que já tenhas respondido a esta pergunta. Contudo, como ainda não li ou ouvi qualquer explicação a respeito, solicito-lhe a informação abaixo: O Ritual de Iniciação, e tão somente nele, menciona em uma única passagem, pg. 138, a existência de um Pacto Fundamental. Afinal, que pacto é esse?

Considerações:

Esse “pacto fundamental” sugere à tradição, usos e costumes da Sublime Instituição, cujos “Landmarks” e às “Old Charges” (Antigas Obrigações) viriam paulatinamente a moldar as Constituições da Moderna Maçonaria, geralmente regulamentadas pelas normas e regulamento gerais de cada Obediência, ou ainda Potência Maçônica. 

Em linhas gerais esse “pacto fundamental” corresponde ao respeito e cumprimento dessas obrigações, tanto iniciáticas como administrativas de tal modo que não possa descaracterizar a verdadeira essência da Ordem nos seus princípios imemoriais, espontâneos e universalmente aceitos.

Aliás, essa regra deveria ser muito bem conhecida de todos os maçons. Talvez assim evitar-se-iam certas propostas que apenas objetivam a suprir opiniões meramente particulares de certos “grupos” que se arvoram em alterar a essência iniciática da Maçonaria.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.308 Florianópolis (SC) terça-feira, 1º de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário