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PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DÚVIDAS E EQUÍVOCO

DÚVIDAS E EQUÍVOCO
(republicação)

Questão que faz o Respeitável Irmão Otávio Luiz Gama, sem declinar o nome da Loja, Oriente (Cidade) e Estado da Federação, REAA, GOB.
otaviolgama@yahoo.com.br

Agradeço por ter respondido meu e-mail e aproveito para fazer outros questionamentos. Estou aprofundando cada vez mais no REAA através de estudos e pesquisas. Gostaria de orientações com relação às melhores fontes de pesquisas e de participar dessas revisões nos rituais se isso for possível ou receber por e-mail esses materiais. Como exemplo vejo um equívoco no ritual de aprendiz de 2009 onde na Parte IV - Instruções 4.1 1a Instrução pág. 165, onde nós afirmamos que o aprendiz só sabe soletrar. Na pág. seguinte (166) esta a contradição conforme o testo (Dada a última letra, dão-se, também, alternadamente, as respectivas sílabas). Se o Aprendiz só sabe soletrar porque então as sílabas? Sendo que as sílabas já é próprio do Companheiro grau 2. Irmão Pedro se isso não for um equívoco gostaria de entender melhor a instrução, pois até hoje não encontrei a resposta.

Ponderações:
Tenho derramado rios e rios de tinta sobre essa questão de se soletrar a Palavra de Aprendiz e nunca transmiti-la por sílabas. Já apontei inúmeras vezes esse erro crasso que está enraizado nos rituais brasileiros em se tratando do REAA∴. 

Aqui no Brasil misturaram procedimentos do Rito Moderno, ou Francês que invertem a Palavra e também dos costumes ingleses que geralmente dão a Palavra do Aprendiz “partida ao meio”. 

O resultado dessa balbúrdia é essa aberração contraditória onde primeira se orienta de modo correto que se transmita a mesma letra por letra em alusão a idade simbólica do Primeiro Grau. 

Então qual seria de modo secundário a razão de dá-la no final por sílabas? Essa forma pertence a outro grau no Rito Escocês. Penso que como os nossos canteiros acham-se ainda repletos de obreiros que “acham”, assim continuamos na contramão da razão.

A Palavra do Aprendiz é transmitida apenas e tão somente de modo soletrado no Rito Escocês Antigo e Aceito por razões iniciáticas – Infância (o Aprendiz soletra); Adolescência e Juventude (o Companheiro dá por sílabas). Por fim a maturidade (o Mestre conhecedor e experiente transmite de modo normal). 

Obviamente que cada Grau possui simbolicamente a sua Palavra que é transmitida conforme o Grau de trabalho da Loja – mesmo um Mestre ao transmitir a Palavra do 1º Grau o faz letra por letra.

Assim meu Irmão, continuamos insistindo com esse lamentável equívoco inserido nos nossos rituais. Enviei ao GOB mais de uma centena de provimentos apontando as devidas correções em setembro do ano passado. Dentre essas a correção desse lamentável engano. Estou ainda aguardando resposta.

Ainda como arremate final urge que os maçons compreendam que cada Rito maçônico possui suas próprias características doutrinárias. A Maçonaria é um sistema de moral composto por vários ritos. Enganam-se aqueles que imaginam a Sublime Instituição como um só Rito apenas.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.301 Florianópolis (SC) – terça-feira, 25 de março de 2014.

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