Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

MÚSICA NA CÂMARA DO MEIO

Em 13/08/2018 o Respeitável Irmão Acácio Siqueira, Loja Iara do Rio Pardo, 242, REAA, Grande Oriente Paulista – COMAB, Oriente de Santa Rosa do Viterbo, Estado de São Paulo, pede esclarecimento para o seguinte:

MÚSICA NA CÂMARA DO MEIO

Espero poder contar com sua ajuda nesta questão que foi levantada em nossa Loja: existe alguma regra para a execução de músicas quando a Loja trabalha no Grau de Mestre? A pergunta se deve ao fato de que houve defesa da não execução de músicas, considerando que a Loja, no Grau de Mestre, trabalha em luto pela morte do mestre Hiram Abif.
Sem mais, receba meu abraço fraterno, com admiração e respeito.

CONSIDERAÇÕES:

Existem dois aspectos a serem considerados. O primeiro é o do que prevê o ritual do REAA∴ da sua Obediência nesse caso. Se porventura ele previr alguma harmonia musical nessa ocasião, então que se cumpra o que está escrito. Posso dizer que já vi rituais que mencionam “música apropriada” em Câmara do Meio, o que pode ser constatado, dentre alguns, nos famosos rituais de capa vermelha elaborados há muito tempo atrás pelo saudoso Irmão Theobaldo Varolli Filho no Estado de São Paulo. 

O segundo aspecto é o que envolve o roteiro iniciático do Terceiro Grau, onde a Loja, pela perda do Mestre, é decorada como ambiente de luto e consternação. Toda essa alegoria iniciática se desenvolve como que em clima de pesar, portanto não é um ambiente apropriado para música, senão o de um silêncio respeitoso. Nunca é demais lembrar que já durante a Iniciação, por ocasião da terceira viagem (prova do fogo), onde se simula o final da jornada, há um ambiente de maturidade (fim da vida/meia-noite) quando o trajeto se desenvolve no mais absoluto silêncio – é o que preveem os rituais autênticos do REAA. Na verdade, essa terceira viagem é um pequeno trailer do que se dará futuramente na Exaltação.

Sob esse feitio, entendo que a Câmara do Meio não é ambiente apropriado para execução de música, embora alguns até defendam que nela possa se admitir canções próprias para exéquias, a exemplo da Marcha Fúnebre de Ludwig Van Beethoven.

Enfim, eram esses os comentários.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário