Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

PURIFICAÇÃO PELO FOGO

PURIFICAÇÃO PELO FOGO
(republicação)

O Respeitável Irmão Luiz Antonio Varzini, Mestre Instalado da Loja Conselheiro Ramalho, 522, REAA, GOSP – GOB, Oriente de Mogi Mirim, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte: (varzini@yahoo.com.br)

Orienta o Ritual que após o Candidato percorrer um terreno sem obstáculos, o Experto o faz subir os degraus do Trono. Após as falas do Venerável Mestre o Experto desce com o Candidato e, antes de chegar entre Colunas o faz passar três vezes (...), etc. Quando usa a palavra desce entendo que se refere aos degraus do Trono que anteriormente subiu (isso?), e não os degraus que dão acesso do Ocidente ao Oriente, próximos da Balaustrada. Na Loja a que estou filiado isto é feito ainda no Oriente, posto que interpretamos que as Colunas mencionadas no Ritual são as do Norte e do Sul, pois as Colunas J e B devem (ou deveriam) estar colocadas no átrio. Recentemente presenciei uma Cerimônia de Iniciação em Loja (REAA) do GOB que essa parte da cerimônia foi feita no meio do Ocidente, nas proximidades de onde fica o Painel do Grau. Qual o local correto para se proceder a essa parte da Cerimônia de Iniciação?

CONSIDERAÇÕES:
De fato, o Ritual tem dado interpretações dúbias. Ocorre que já fiz as correções e esclarecimentos através de provimentos (mais de duzentos) os quais enviei no final do mês de setembro ao Soberano e ao Irmão Gouveia para apreciação enquanto aguardo as suas respostas. 

A orientação corrigida demanda do seguinte: O Primeiro Experto desce os degraus do sólio, sai do Oriente e para em frente ao lugar do Mestre de Cerimônias (Coluna do Sul). Este auxiliado pelo Primeiro Experto faz no mesmo lugar o Candidato passar três vezes pela chama. Ato seguido o Candidato é conduzido para entre as Colunas do Norte e do Sul (sobre o eixo, ou equador do Templo) no extremo do Ocidente próximo à porta do Templo. 

Em síntese a purificação é feita no Ocidente, próxima à saída do Oriente na Coluna do Sul. Após o ato é que o Candidato é posicionado “entre Colunas” (do Norte e do Sul) o que significa estar sobre o eixo imaginário, porém mais ao Ocidente (geralmente entre o Painel da Loja e a porta). 

Apenas ratificando: o ato da purificação é feito por três vezes no mesmo lugar.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.289 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 13 de março de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário