Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

LADO DO ALTAR

LADO DO ALTAR 
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Carlos Eduardo Parucker e Silva, Loja Cardoso Júnior, 661, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná.
carlos@parucker.com.br

Poderia esclarecer uma dúvida? O 1º Diácono deve receber a palavra no lado norte: direita do Venerável Mestre, certo? Da mesma forma o 2º Diácono deve receber e repassar a palavra aos Vigilantes por qual lado do altar – esquerdo ou direito? Por fim, qual é o lado direito/esquerdo do altar. Toma-se por base quem está sentado: Vigilante, ou quem está vindo: Diácono.

CONSIDERAÇÕES:

No caso do Rito Escocês Antigo e Aceito que possui a transmissão da Palavra, por uma questão de praticidade, já que o 1º Diác. toma assento no Oriente, abaixo do sólio e à direita do Venerável, este ao abordar o faz pelo lado Norte do Altar. Outra questão é de que existe uma regra de se aproximar do Altar geralmente pelo lado Norte – não confundir esses procedimentos com circulação, já que esta é inexistente no Oriente no Rito em questão.

Na questão do 2º Diác. segue-se a regra de que as Luzes da Loja são sempre abordadas pelo lado direito - igual o Venerável no caso do 1º Diác.

Nunca é demais lembrar que os VVig. não ocupam “altar”, senão mesas. Altar é apenas aquele ocupado pelo Venerável e por extensão o dos Juramentos.

Ainda existe o tal dos ”perfumes” que não serve para nada no simbolismo do Rito Escocês.

Na questão do lado direito e esquerdo, nesse caso toma-se por base sempre o lado correspondente ao ocupante do lugar, ou seja, ombro direito do Venerável e dos Vigilantes.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.299 Florianópolis (SC) – domingo, 23 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário