Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

DÚVIDAS RITO DE YORK (AMERICANO)

DÚVIDAS RITO DE YORK (AMERICANO)
(republicação)

Questões apresentadas pelo Respeitável Irmão Guilherme Almeida, Segundo Vigilante da Loja Alpha Centauri, 44, REAA, Secretário da Loja 06 de Março de 1.817, 68 Rito de York (americano), GOIPE (COMAB), Oriente de Gravatá, Estado de Pernambuco. (Questão apresentada em outubro de 2.013).
guilhermelalmeida@gmail.com

Rito de York (americano). Onde é o lugar do Capelão? Junto do Venerável (à sua esquerda) ou mais a frente e à esquerda, próximo ao 1° Diácono? O Cobridor fica próximo à porta (o correto seria do lado de fora da porta?), e o Segundo Diácono, fica próximo do cobridor ou à frente do Primeiro Vigilante à sua direita? São dois Marechais? Ou apenas um à frente e à esquerda do Primeiro Vigilante? As mesas do Tesoureiro e do Secretário ficam próximas à parede (Leste) ou mais à frente? Desculpe a quantidade de dúvidas meu Irmão, é que ao ver as explanações do Irmão Leôncio sobre o Rito de York ficaram algumas dúvidas sobre o que está correto e o que está errado.

Considerações: 
Cabem aqui algumas ponderações iniciais. Essa questão “Rito de York” não é um termo propriamente correto, melhor seria designa-lo como “Craft Americano” praticado nas Grandes Lojas Americanas. 

Esse trabalho fora organizado por Thomas Smith Web baseado na Grande Loja dos Antigos de Lawrence Dermott do ano de 1.751 opositora da Primeira Grande Loja de Londres (1.717). 

O termo antigo ficaria atrelado a Lenda de York e sugestivamente ficou arraigado à Maçonaria Norte Americana desde o Século XVIII. Assim o Craft Americano trabalha com rituais específicos nas suas Grandes Lojas que não raras vezes se diferenciam um pouco na sua estrutura.

No Brasil, os praticantes da Maçonaria Norte Americana, geralmente possuem elo com os trabalhos da Grande Loja de Nova York que por sua vez adota basicamente o “Ducan’s Ritual” e sobre essa óptica é que serão fornecidas as respostas às questões aqui mencionadas. 

Não menos importante é esclarecer que Rito de York tradicionalmente nada tem a ver com o Craft Inglês, como, por exemplo, os “Trabalhos de Emulação”, chulamente conhecido no Brasil como York devido a um erro histórico de tradução e adoção do título distintivo. 

É bem verdade que a raiz da Maçonaria Norte Americana é inglesa, porém esta baseada nos “antigos” de 1.751 e a inglesa com base na Primeira Grande Loja 1.717 que mais tarde se uniria aos “antigos” através do Ato de União em novembro de 1.813 resultando na Grande Loja Unida da Inglaterra que pratica no Craft uma diversidade de “Trabalhos”, não reconhecendo esses com ritos, porém o “working”, não editando rituais e conservando as tradições regionais inglesas. Exemplo: Emulação, Bristol, Taylor’s, Humber, Sussex, West-End, etc. 

Dadas essas breves pinceladas seguem as ponderações sobre as questões baseadas aqui no Ducan’s Ritual, base dos rituais da Grande Loja de Nova York no Grau de Aprendiz. - 

Lugar do Capelão: No Leste um pouco à frente e a esquerda do pedestal do Venerável Mestre, simetricamente ao lugar do Primeiro Diácono posicionado no lado direito (ponto de vista do Leste para o Oeste). 

Lugar do Cobridor: posicionado no lado de fora da porta externa. 

Lugar do Segundo Diácono: (quem do Oeste olha para o Leste) um pouco à frente do pedestal do Primeiro Vigilante, porém pelo lado direito, simetricamente ao lugar do Marechal que fica à esquerda. 

Marechal: apenas um. Do ponto de vista do Oeste para o Leste fica posicionado um pouco à frente do Primeiro Vigilante, porém à sua esquerda. Simetricamente ao lugar do Marechal está à direita o Segundo Diácono. 

Tesoureiro e Secretário: próximo à parede Leste abaixo do pedestal do Venerável. Olhando de Leste para o Oeste o Tesoureiro à direita do Venerável enquanto o Secretário à sua esquerda. 

Finalizando, devo salientar que para não fugir à regra a Maçonaria latina e particularmente no Brasil já existem adaptações que vão contra a tradição do Rito em questão. 

Assim alerto que na Maçonaria verde e amarela já começam aparecer rituais adaptados o que pode resultar em diferenças e contradições na prática do “working’’ no que tange ao Craft Americano, por aqui conhecido como Rito de York (sic)”. 

Sem abusar da prolixidade, o Rito de York praticado no GOB, não é o York, porém o Trabalho de Emulação do Craft Inglês. Não confundir um bife a milanesa com um bife ali na mesa.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.324 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário