Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

VIGILANTE PEDE A PALAVRA

VIGILANTE PEDE A PALAVRA
(republicação)

O Irmão Leandro A. Raymann, Loja Estrela de Imbituva, 564, GOB-PR, REAA, Oriente de Imbituva, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão: (Formulada em outubro de 2.013).
leandro.raymann@gmail.com

Gostaria de esclarecer uma dúvida minha, sobre a transmissão da Palavra Sagrada no Grau de Aprendiz. Em minha Loja, dá-se da seguinte forma: O Venerável Mestre e o Primeiro Diácono trocam-na, letra por letra e depois sílaba por sílaba, e assim ela vai até o Segundo Vigilante. Em meus estudos, vi que está errado, o Venerável Mestre deve transmiti-la letra por letra e sem a alternância. O manual não deixa isso extremamente claro, eu entendo, mas alguns não... Gostaria de sua explicação para eu poder apresentar em Loja, e sendo a sua explicação extremamente respeitável conseguiremos corrigir o erro. Essa mudança já foi tentada tempos atrás, mas por resistência dos mais velhos não foi mudado. Sou da Loja Estrela da Imbituva, n. 564. Estive apresentando trabalho no ERAC em Ponta Grossa dias atrás, então, gostaria de cumprimentá-lo e parabenizá-lo pelos brilhantes comentários.

RESPOSTA: 
Antes de tudo eu gostaria de comentar dois aspectos: 

1. É um erro crasso no REAA∴ transmitir a palavra do Aprendiz soletrada no final durante o telhamento. Esse hábito fora adquirido de outros ritos e costumes. No REAA∴ por questão doutrinária e iniciática o Aprendiz soletra, o Companheiro dá por sílabas e o Mestre pronuncia por inteiro. Eu já coloquei essa proposta como provimento para correção do Ritual, todavia estou ainda aguardando resposta do GOB. Pedi a exclusão do termo silabado no tocante à Palavra do Grau de Aprendiz.

2. Existe uma diferenciação no formato de transmitir a Pal∴ no que tange ao “telhamento” e a “transmissão” na oportunidade da abertura e encerramento dos trabalhos da Loja.

Dito isso, a questão me parece tratar da transmissão da Palavra entre os Diáconos, Venerável e Vigilante. Assim essa transmissão não trata do telhamento, senão uma conduta ritualística particular ao simbolismo escocês. Partindo da premissa de que cargos em Loja são ocupados apenas por Mestres, entre esses é feita a transmissão. 

Assim, no caso do Aprendiz, o que transmite a Pal∴ respeita o modo soletrado, dando-a, porém sem a intercalação entre os protagonistas. Exemplo: o Venerável transmite por inteiro letra por letra no ouvido do 1º Diác∴. Ao final não existe a transmissão por sílabas, já que esse procedimento é do Grau de Comp∴ no Rito em questão.

No caso do “telhamento”, os protagonistas transmitem-na intercalada letra por letra, sendo que o que a pede dá a primeira letra para receber a segunda e assim por diante. Em relação à silabada no final esse procedimento não deveria aparecer no Grau de Aprendiz no Rito Escocês. Infelizmente essa aberração ainda lá permanece o que me faz apenas apontar a “bobagem”. 

De qualquer maneira a transmissão da Palavra não deve ser confundida com telhamento. Na transmissão da Palavra ninguém a dá por sílabas no final em se tratando do Grau de Aprendiz.

Para os “puristas de plantão” eu gostaria que me dessem uma explicação convincente sem que fosse realçada nenhuma tradição capenga e mascarada.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.315 Florianópolis (SC) – terça-feira, 8 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário