Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DOSSEL

DOSSEL
(republicação)

O Respeitável Irmão Marcilio Marchi Testa, Loja Crivo da Razão, 3.017, REAA, GOSP-GOB, Oriente de São Paulo, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte: (Formulada em novembro de 2.013). mmtesta@uol.com.br

Venho novamente à procura de esclarecimentos e solicitamos maiores esclarecimentos a respeito do Dossel, cobertura acimada ao trono do Venerável Mestre, sua importância, efeito na egrégora e nos trabalhos da Loja, assim como sua utilidade. Esclarecimentos estes, em decorrência de perguntas de Irmãos Aprendizes da nossa Oficina.

Considerações: 
Substantivo masculino designa armação ornamental, saliente, forrada e franjada, que encima altar, trono, leito, etc.; sobrecéu. Ainda, qualquer cobertura a meia altura no interior de um repartimento. 

Em Maçonaria ele se encontra geralmente dentro dos Templos maçônicos e possui apenas e tão somente a característica decorativa e distintiva do lugar do Venerável Mestre no Oriente da Sala da Loja. 

Geralmente a sua cor está associada ao Rito praticado pela Loja – azul, ou vermelho cuja decoração por franjas são prateadas para o azul e douradas para o vermelho. 

Como dito, o dossel é apenas e tão somente um elemento decorativo e delimita o Retábulo do Oriente onde ficam situados o Delta, o Sol e a Lua. 

Lamentavelmente ainda existem especulações sem qualquer embasamento para a prática racional maçônica, como é o caso da tal “egrégora”, cujo termo nem mesmo faz parte do nosso idioma vernáculo. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.326 Florianópolis (SC) – Sábado de Aleluia, 19 de abril de 2014

Um comentário:

  1. Meu valoroso irmão, pertenço a Loja Cidade de Pinheiros,98, Pinheiros-Es,sou Mestre,minha loja pertence a G.L.es,estou fazendo pesquisa sobre solio e é uma satisfação,aprender sempre mais e elaborar alguns trabalhos trabalho a serem apresentado em Loja, más tendo certeza do que estou apresentando, agradeço meu valoroso ir:.e T:.F:.A:.

    ResponderExcluir