Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - MORAL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - MORAL
(Desconheço o autor)

Temos experimentado, nos últimos séculos de desenvolvimento da humanidade, significantes e revolucionários avanços nas áreas de engenharia, medicina, cosmologia, inter alia, os quais têm criado melhores e mais eficientes meios de comunicação, tecnologias da informação, sistemas de transporte, métodos de prevenção e cura de enfermidades. 

Todos estes fenômenos, além de muitos outros não mencionados, são um resultado direto da infinita capacidade de imaginação e criação do homem e, diretamente, tem melhorado a qualidade de vida no planeta. 

Por outro lado, todo o progresso e a utilização de recursos naturais têm um impacto direto na formação estrutural do ecossistema planetário e, como resultado, é crucial criar um balanço entre a necessidade de uso dos bens materiais e a sua captação de uma maneira sustentável e harmônica.

Assim, visando à implementação eficaz de um sistema inter-dinâmico e pro ativo, o homem vem trabalhando com as três variáveis do triângulo de sustentabilidade que são os enfoques social, ambiental e econômico. Tal estrutura tem mostrado, devido às condições prevalecentes, um razoável grau de educação e de conscientização de indivíduos, organizações e governos. 

No entanto, sempre e quando considerarmos o fato de que a maioria das ações, tanto positivas quanto não-positivas realizadas no planeta, são efetuadas pelo homem, é de vital importância acrescentar uma essencial engrenagem na máquina da sustentabilidade e, esta pequena, mas imprescindível peça é o que conhecemos por MORAL e, neste texto, que a mesma seja entendida sob uma perspectiva de virtudes e valores para não entrar no viés filosófico da moral e suas infinitas interpretações.

A moral é a seiva pura que faz com que o homem entenda, consciente e fielmente, o impacto de suas ações no meio onde o mesmo vive. É o nitrogênio que nutre o espírito, o prâna que vivifica a imaginação, a fotossíntese que transforma e enobrece o homem. 

Sobre o cunho de virtudes é, deve e deverá ser sempre a base de um sistema formador e formado por cidadãos cujos princípios de vida compreendem a honestidade, a coragem, a justiça, a tolerância e o amor, porque um ser desprovido destas qualidades, independentemente de cor, status social e religião é um potencial perigo à sociedade onde vive e atua. 

Estes preceitos básicos devem ser embebidos na esponja do conhecimento de crianças, adolescentes e jovens que estão formando suas personalidades para que, durante a sua breve caminhada, a qual chamamos de vida, eles possam atuar dignamente no seu microcosmos, pois, parafraseando Pitágoras, se educarmos as crianças, não necessitaremos julgar os adultos. 

Desta maneira, para que o planeta seja contemplado por um desenvolvimento auto-sustentável é de importância capital que o principal operador, em sua perspectiva micro cósmica, seja um ser impregnado por uma primazia moral intocável, inquebrantável e inspiradora, pois não existe nada mais magnânimo e mais perto da verdade do que o homem, carregado de virtudes, agir bem e com excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário