Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

CÂMARA DO MEIO

CÂMARA DO MEIO
(republicação)

O Respeitável Irmão Joaquim Iran de Souza Nunes, Mestre Instalado da Loja Bento Gonçalves, 2.450, GOB-RS, Oriente de Santiago, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte: jsouza@santiagonet.com.br 

Venho mais uma vez, solicitar os conhecimentos maçônicos do Irmão para a seguinte questão: 

1) Pesquisei sobre a CÂMARA DO MEIO (Grau 3). Há pouca literatura com referencia a isso, a não ser a decoração do templo. Continuando a pesquisa verifiquei que a sessão, parece-me, é executada a partir da balaustrada, sendo que todos os Irmãos com exceção do Venerável Mestre permanecem em pé. Lendo o Ritual do Grau de Mestre do REAA, nota-se que o mesmo não serve para a sessão referida. Gostaria que o Irmão enviasse para o meu e-mail os devidos esclarecimentos.

2) Aguardo com ansiedade o recebimento diário do JBnews Informativo, para acompanhar os esclarecimentos do Irmão para as dúvidas que são enviadas, as quais me tendo sido de grande respaldo para conversar com meus Irmãos Aprendizes e Companheiros e as vezes também com os Mestres.

CONSIDERAÇÕES:
Câmara do Meio é o mesmo que Loja do Grau 03, ou Loja de Mestre. Não procede ao procedimento “executada a partir da balaustrada”. O que não pude entender é ao que o Irmão se refere “(...) sendo que todos os Irmãos com exceção do Venerável Mestre permanecem em pé”. Da mesma maneira não entendi o que o Mano quis dizer “Lendo o Ritual do Grau de Mestre do REAA, nota-se que o mesmo não serve para a sessão referida”.

Eu gostaria de saber que sessão referida e essa? Câmara do Meio? Se a sessão referida for a Câmara do Meio, o Ritual é exatamente para essa Sessão, tanto ordinária como magna. Câmara do Meio, ou Loja de Mestre é realizada no mesmo recinto em que trabalham os Aprendizes e Companheiros adaptando-se a decoração como um ambiente de luto descrito na decoração prevista no Ritual de Mestre em vigência no GOB. Essa Loja possui normalmente o Oriente e a balaustrada demarcatória. A posição topográfica das Luzes, Dignidades e Oficiais no Templo e a mesma dos dois graus antecedentes.

O que muda significativamente é a decoração cujas paredes são cobertas por cortinas na cor prevista no ritual. Não confundir Câmara do Meio com o espaço entre as Colunas do Norte e do Sul. Ratifico: Câmara do Meio é o mesmo que a Loja de Mestre.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.294 Florianópolis (SC) – terça-feira, 18 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário