Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

DÚVIDAS E MUDANÇAS

DÚVIDAS E MUDANÇAS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE (COMAB), Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco. (Questão formulada em outubro de 2013).
andrericardoroque@hotmail.com

Como faço parte da comissão de ritualística de minha Loja gostaria de tirar algumas dúvidas quanto à ritualística: 

Fui indagado por um Irmão se o uso de nossos rituais digitalizados em tablet seria um procedimento correto. É correto, ou não há problema em assim proceder? 

Recentemente o GOIPE modificou o Sinal de Ordem do Grau de Companheiro, passando apenas a compô-lo com a mão direita em forma de garra na altura do coração, não havendo mais a mão esquerda levantada em forma de esquadria. Tivemos e ainda temos resistência pela ala mais conservadora de nossa Loja que não aceita tal mudança. Procurei saber com Irmãos de outras Potências e os mesmos informaram que não houve esta mudança para eles. Por isso pergunto? Esta mudança é correta e o que fundamenta esta mudança? Esta mudança ocorrerá também nas demais Potências maçônicas? 

Sabemos que o Livro da Lei é aberto pelo Ex-Venerável mais recente, se por acaso em uma Loja o Ex-Venerável mais recente for à atual gestão o Secretário de oficio, ele pode abrir o Livro da Lei ou é proibido o Secretário sair para abrir o Livro da Lei.

Considerações:
1 – Prefino não entrar no mérito desses excessos dos maníacos por informática. Sugiro que seja feita uma consulta à Obediência sobre a legalidade ou não desse costume. Em minha modesta opinião eu não me qualificaria com esse procedimento.

2 – Antes de qualquer coisa entendo que ritual legalmente aprovado deve ser rigorosamente cumprido, esteja ele certo ou não. No tocante ao Sin∴  do Comp∴ no REAA∴ sob o ponto de vista da verdadeira tradição, os Sinais Penais são executados no simbolismo apenas com a mão direita. Sob essa óptica o Ritual em questão está corretíssimo (abordei esse tema quando proferi palestra em Recife). À bem da verdade o GOIPE não mudou nada, senão corretamente tenha voltado às verdadeiras raízes. Essa tal “mão esquerda” no Sinal do Grau de Comp∴ no REAA∴ é outro mero enxerto inserido há muito tempo nos rituais escoceses. Ratifico: não existe o uso da mão esquerda no Sinal do Grau 2 no tocante ao Rito em questão. Agora, independente do certo ou errado, o correto mesmo é cumprir o Ritual em vigência na Obediência. Quanto aos procedimentos nas outras Obediências dependem exclusivamente delas adotar o certo ou não. No tocante ao GOB, onde pertenço, estou sugerindo, todavia penso que há ainda muita água para passar por debaixo dessa ponte. Enfim, resta-me reafirmar que o REAA∴ nos seus graus simbólicos pratica genuinamente os Sinais Penais correspondentes apenas com a mão direita. Quando uma Obediência resolve corrigir uma anomalia ritualística, o fato não deve ser confundido com “mudança”, senão uma correção comprometida com a verdadeira tradição.

3 – Essa seria a forma correta no simbolismo do REAA∴ no tocante aquele que abre e lê o Livro da Lei – o Ex-Venerável mais recente. No Brasil infelizmente muitas Obediências ainda atribuem esse ofício ao Orador. Voltado à questão do Ex-Venerável mais recente, em sendo ele o Secretário, nada impediria que ele abrisse o Livro da Lei de acordo com a tradição no Rito.

Finalizando, quero novamente ratificar a obrigação das Lojas cumprirem rigorosamente o Ritual legalmente aprovado e em vigência.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.306 Florianópolis (SC) – domingo, 30 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário