Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 11 de novembro de 2018

DOZE SEGUNDOS NA ENTRADA

DOZE SEGUNDOS NA ENTRADA
(republicação)

O Respeitável Irmão Jaime Ribeiro da Silva, Loja Cosmopolita, 2.746, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Cruzeiro, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte: (Pergunta formulada em outubro de 2013).
Rua Lucinda de Souza Magina, 201. - 12710-000 – Cruzeiro – SP.

Sua coluna (Trolha) é a primeira a ser lida, por conter sapiência e tolerância, inclusive às questões enviadas. Em nossa Loja Cosmopolita, 2.746, SP e nas demais, reunidos para adentrarmos a Templo o Mestre de Cerimônias pede 12 segundos de silêncio e, após, prossegue-se à entrada. Qual o fundamento maçônico dessa iniciativa? Onde a encontraremos a justifica-la? Tem alguma similitude com as 12 badaladas do Rito Adonhiramita?

Considerações:

Penso que essa é mais uma das “invenções” que assolam a nossa sofrida e enxertada Maçonaria brasileira dentro dos Ritos nela praticados.

Sinceramente, salvo as doze badaladas argentinas praticadas por ocasião da abertura dos trabalhos no Rito Adonhiramita, não conheço esses tais “doze segundos”.

Sugiro ao Irmão que peça uma explicação convincente ao Mestre de Cerimônias. Sendo ela convincente eu gostaria dela saber.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.305 Florianópolis (SC) – sábado, 29 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário