Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 4 de novembro de 2018

CORTEJO DE ENTRADA NA LOJA

Em 09/08/2018 o Respeitável Irmão que se identifica apenas pelo nome de Francisco, Loja Serra do Roncador, 2.240, REAA, GOB-MT, Oriente de Nova Xavantina, Oriente do Mato Grosso, solicita esclarecimentos para o que segue:

CORTEJO DE ENTRADA NA LOJA

Entramos em uma discussão em minha oficina sobre a forma correta de organizar o cortejo de entrada no templo, para o início da sessão. Nosso Venerável orientou que, segundo seu aprendizado, o cortejo correto seria chamado pelo Mestre de Cerimônias, em uma Loja de Aprendiz, por exemplo, o seguinte: Aprendizes, Companheiros, Mestres sem cargos, Mestres com cargos, Secretário, Orador, 2º Vigilante, 1º Vigilante e Venerável Mestre. Ficamos na dúvida, pois essa distinção dos cargos soou um pouco estranha, bem como há ainda as figuras dos mestres instalados e (e quando esses estão fazendo cargos) e autoridades como deputados, delegados de área, Grãos-Mestres, e etc. Enfim, ficaríamos muito gratos se o irmão pudesse os elucidar essa questão.

CONSIDERAÇÕES:

Nas Sessões Ordinárias, não havendo na oportunidade Mestres Maçons Instalados e outras Autoridades do Simbolismo, a orientação do Venerável Mestre está correta. Entretanto, estando nela presentes Mestres Maçons Instalados e Autoridades Maçônicas, segue-se a seguinte orientação:

Estando o Pavilhão Nacional já hasteado dentro do Templo, encontrando-se no seu interior apenas o Cobridor Interno e o Mestre de Harmonia, o Mestre de Cerimônias, portando seu bastão, solicita que os Irmãos organizem o préstito em duas colunas, obedecendo a seguinte ordem:

a) Na coluna correspondente à Coluna B∴ (norte) e do lado esquerdo de quem entra os Aprendizes, os Mestres Maçons sem cargo, os Oficiais com assento nessa Coluna, o 1° Diácono, o Porta-Bandeira, o Orador (ocupam o nordeste do Oriente) e, por último, o 1° Vigilante;

b) Na Coluna correspondente à Coluna J∴ (sul) e do lado direito de quem entra os Companheiros, os Mestres Maçons sem cargo, os Oficiais com assento nessa Coluna, o Porta-Espada, o Porta-Estandarte, o Secretário (ocupam o sudeste do Oriente) e, por último, o 2° Vigilante.

Entre as duas Colunas e um pouco mais atrás dos Vigilantes, colocam-se os Mestres Maçons Instalados e as Autoridades do Simbolismo, (exceto o Grão-Mestre Estadual ou do Distrito Federal, Autoridades da 5ª faixa constante no Art. 219 do RGF e o Grão-Mestre Geral) e por último o Venerável Mestre acompanhado dessas Autoridades.

O Grão-Mestre poderá ingressar, ao seu critério da seguinte maneira:

a) Sem formalidades, em família, antes da abertura da Loja;

b) Com formalidades, em cortejo, depois da abertura dos trabalhos, sendo que a autoridade de faixa mais elevada é a última a entrar e na saída é a primeira a sair;

c) Com formalidades, em comitiva, depois da abertura dos trabalhos, ocasião em que precederá o cortejo, sendo seguidas pelas demais autoridades, observando-se a disposição da maior para a menor faixa.

Autoridades maçônicas do simbolismo pertencentes ao Quadro da Loja, em Sessão Ordinária entrarão junto com os Mestres Maçons Instalados. Nas demais Sessões sua entrada dar-se-á segundo o previsto no Regulamento Geral da Federação, Artigos 218 a 221, inclusive.

Nas Sessões Magnas onde há o ingresso formal do Pavilhão Nacional as Autoridades Maçônicas e Portadores de Título de Recompensa serão recebidos conforme o protocolo previsto no Regulamento Geral da Federação.

T.F.A.
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário