Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

PROCEDIMENTOS NA CADEIA DE UNIÃO

Em 10.08.2018 o Respeitável Irmão Marcos de Almeida, Loja Guardiões do Roncador, 3.179, REAA, GOB-MT, Oriente de Barra do Garças, Estado do Mato Grosso, apresenta a questão seguinte:

PROCEDIMENTOS NA CADEIA DE UNIÃO

Assisti, participei de uma Cadeia de União para transmissão da Palavra Semestral, assim pergunto ao Irmão: após correr de ouvido a ouvido a palavra, e chegando ao Mestre de Cerimonias, ele desfaz a corrente, saindo ao seu redor e chegando por trás e pelas costas do Venerável Mestre e dá-lhe em seus ouvidos direito e esquerdo a palavra recebida? É correto ele sair da corrente de união ou passar arrastando (de mãos dadas) com os Irmãos pelo centro e chegar de frente para o Venerável Mestre e transmitir a palavra? Fiz um breve comentário sobre o assunto e obtive a resposta de que aprenderam assim. Não sei se expressei corretamente sobre este procedimento. Obrigado! 

CONSIDERAÇÕES:
Então; para que simplificar se o melhor é complicar. Realmente é impressionante a capacidade inventiva que alguns Irmãos têm. Ora, no ritual em vigência do Grau de Aprendiz do REAA, no início da página 83 do explicativo está bem claro:

“- O Mestre de Cerimônias, recebida a Pal∴Sem∴ sai pelo lado de dentro (o grifo é meu) da Cad∴, de Un∴, tendo o cuidado de fechá-la com os Irmãos que o ladeavam, dirige-se até o Ven∴ Mestre e lhe diz ao ouv∴ esq∴ a Pal∴ Sem∴ que recebeu do lado esq∴ e ao ouv∴ dir∴ a que recebeu do lado dir∴, em seguida retorna ao seu lugar na Cad∴ de Un∴”.

Então, nada me parece mais claro de que ele vá até o Venerável Mestre pelo lado de dentro da Cadeia e não por fora como afirmam os que “aprenderam assim”. Parece-me que a questão não é a de se ter aprendido assim, mas a de não ler o que menciona o ritual em vigência, além de desrespeitá-lo.

Já no tocante a aproximação do Mestre de Cerimônias em direção ao Venerável, também está bem claro no explicativo quando é mencionado que ele “sai pelo lado de dentro da Cad∴ de Un∴, tendo o cuidado de fechá-la”, o que denota que ele não “sai arrastando” (sic), porém por dentro deixa a Cadeia para a conferência da Palavra junto ao Venerável, retornando a ela em seguida.

Ao concluir penso ser oportuno mencionar que no REAA a Cadeia de União somente se realiza para a transmissão (dar conhecimento aos Irmãos do Quadro) da Palavra Semestral. É o que também está bem claro no ritual em vigência, dele a sua página 82:

“A Cad∴ de Un∴ somente se realiza (o grifo é meu) quando houver necessidade de se transmitir a Pal\ Sem∴”

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Um comentário:


  1. A Cad∴ de Un∴ ela pode e deve ser formada quando houver necessidade, a mais comum é para transmissão da palavra simestral, outra delas é formada no funeral, outra delas é para orações para pedir restabelecimento da sausa dos irmãos, etc...

    ResponderExcluir