Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2018

FAIXA ETÁRIA PARA ADOÇÃO DE LOWTON

Em 01/09/2018 o Respeitável Irmão Adélio Neto, Loja Salim Bittar, 102, GLMMG (CMSB), REAA, Oriente de Ituiutaba, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

ADOÇÃO DE LOWTON – FAIXA ETÁRIA.

Estamos com uma dúvida aqui no oriente de Ituiutaba. A Constituição da GLMMG, nem tampouco seu Regulamento Geral, trazem maiores elucidações ao procedimento para Adoção de Lowton, sendo que apenas este último faz breve referência, mas sem maiores considerações.

Indagados alguns Irmãos, não encontramos, s.m.j., qualquer norma maçônica que aponte a faixa etária para Adoção de Lowton, muito menos qualquer ritual adotado no âmbito da GLMMG.

Apenas o Regimento Interno da nossa Loja é que decidiu fixar a faixa etária entre 5 a 17 anos.

Destarte, indago ao valoroso Irmão se tem conhecimento de preceitos maçônicos e/ou artigos de autoria de Maçons que apontam e sustentam a faixa etária necessária e ideal para a Adoção de Lowton, inclusive sobre a existência de algum Ritual específico.

CONSIDERAÇÕES:
Em linhas gerais a idade apropriada para Adoção de um Lowton vai dos 7 até os 14 anos, mas isso às vezes é definido pela Obediência, geralmente pela Grande Secretaria responsável por essas ações. No caso da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais eu desconheço qualquer instrução nesse sentido, porém entendo que a sua Loja deveria formalizar a ela uma consulta a respeito.

De modo tradicional convenciona-se que o Lowton é o filho homem de um maçom e pode ser adotado pela Loja a que pertence o seu pai. Essa adoção não deve ser um faz-de-conta, mas sim a de responsabilidade da Oficina pelo amparo, proteção e orientação do adotado. 

Essa adoção responsável não deve ser tomada por nenhuma conotação religiosa como que a de confundir esse ato de adoção com uma espécie de batismo.

O termo “Lowton”, embora alguns até afirmem que ela é de origem britânica, na realidade essa palavra é inexistente na língua inglesa e provavelmente tenha surgido de uma corruptela de outra palavra, a exemplo do termo louveteau, que em francês significa lobinho e é derivado de louve que significa loba. Querer comparar o termo em francês com a língua inglesa não procede, até porque em inglês lobo é wolf e o seu filhote (lobinho) é o wolf cub. Assim o significado de “lobinho” apregoado por alguns à palavra Lowton, também realmente não procede.

Ainda alguns outros, nesse sentido querem associar Lowton com Lewis, cujo significado simbólico na Maçonaria inglesa é a do filho de um maçom. Lewis é um aparato de metal utilizado pelos construtores da Maçonaria de Ofício e que ia encaixado dentro da pedra desbastada servindo para erguer esses blocos nas construções. Graças a isso é que o objeto Lewis acabou se associado especulativamente ao filho do maçom por representar um símbolo de “força” e que serve para erguer. Com esse escopo a alegoria significa o filho que sustenta o pai tornando mais confortável a sua velhice. 

Assim, a corruptela Lowton, provavelmente pela aproximação em grafia com a palavra Lewis acabou se generalizando como que a significar também o filho do maçom, mas na verdade ele ficaria melhor se comparado com o termo “sobrinho”.

O costume de Adoção de Lowtons se sacramentou na Moderna Maçonaria e, além de um Lowton ser orientado pela Loja que o adota (coisa que infelizmente raramente acontece), ele tem também o privilégio de poder ser feito maçom a partir dos 18 anos de idade, já que para as demais pessoas do sexo masculino, por mais dignas e ilibadas que elas sejam isso só pode se dar a partir dos 21 anos (idade regulamentar para a sua emancipação - como é o caso aqui no Brasil).

Graças a isso é que a tradição maçônica determina que só sejam adotados como Lowtons os “filhos” de maçons, nunca as “filhas”, como algumas Obediências equivocadamente até consentem, já que meninas, se eventualmente adotadas poderiam no futuro pleitear – como Lowton – também o seu ingresso na Loja, o que é vetado, por disposição regulamentar da Maçonaria regular.

No tocante a autores que abordam esse tema eu de início o oriento a consultar dicionários e livros de autores autênticos como José Castellani e Alec Mellor, por exemplo.

Já no que diz respeito a rituais de Adoção de Lowtons, há que se consultar por primeiro as respectivas Secretarias de Orientação Ritualística das Obediências. No caso do GOB, por exemplo, ele possui um em vigência editado em 2017 e faz parte de um dos volumes dos seus Rituais Especiais. De antemão devo comunicar que eu não forneço rituais.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário