Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ABERTURA DO LIVRO DA LEI

ABERTURA DO LIVRO DA LEI
(republicação)

Questão apresentada em 08/12/2013 pelo Respeitável Irmão Ernani C. de Ávila Jr., sem declinar o nome da Loja e a Obediência, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. 
avilajr1@gmail.com 

Caro Irmão fui iniciado no REAA, e atualmente estou frequentando uma Loja do Rito Adonhiramita. Causa-me estranheza que antes de abrir o Livro da Lei, o ritual manda ficar de pé e a ordem, mesmo com o Livro da Lei ainda fechado, enquanto no REAA só se fica a ordem após a abertura do livro. Porque esta diferença? 

Considerações: 
À bem na verdade isso não deveria acontecer. Todavia ao longo dos tempos muitos costumes foram alterados, enquanto que muitos Ritos também não observaram esses preceitos na sua própria criação, sobretudo na França a partir do Século XVIII. 

Discutir esse aspecto no Rito Adonhiramita ficaria um pouco prejudicado, sobretudo pela sua característica doutrinária haurida de concepções espiritualistas no seu arcabouço doutrinário. 

Já o Rito Escocês puro e tradicional só considera uma Loja definitivamente aberta após assim declarada pelo Venerável completada a dinâmica de inauguração diária dos trabalhos da Oficina. 

Mesmo assim ainda existem muitos rituais conforme as Obediências que equivocadamente não observam esse importante pormenor. 

Em resumo para o REAA uma Loja só existe quando determinada “aberta” por quem de direito após a abertura e leitura do Livro da Lei, dispostos os componentes das Três Grandes Luzes Emblemáticas conforme o Grau de trabalho da Loja simbólica. 

Finalizado: Cada Rito ou Trabalho maçônico possui a sua particularidade e objetivo formatado de aperfeiçoamento. Daí em muitos aspectos eles se diferem uns dos outros. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.334 Florianópolis (SC) – sábado, 3 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário