PARADA RÁPIDA E FORMAL
(republicação)
O Respeitável Irmão Álvaro Mattos da Costa Filho, Loja Fé e Esperança, 426, REAA, GOSP-GOB, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte: (Formulada em novembro de 2013). alvaro@unimedjaboticabal.com.br
Gostaria de contar com seu esclarecimento em relação à dúvida que surgiu em minha Loja no que diz o nosso Ritual de Aprendiz (R.E.A.A.) – GOB ao final da página 42: "o obreiro portando objeto de trabalho quando da entrada e saída do Or∴ não fará Sin∴ e sim uma parada (rápida e formal)". Pergunto: Qual é a maneira correta desta parada "rápida e formal" na SAÍDA do obreiro do ORIENTE; faz-se de costas ou vira-se para o Ven.´. para a execução da mesma?
Essa condição existe para que se um Obreiro estiver empunhando um objeto de trabalho por dever de ofício cumpra a regra de não se fazer Sinal usando o objeto na composição do Sinal.
Assim um Obreiro ao ingressar no Oriente nessa condição ao saudar o Venerável, não o faz pelo Sinal senão fará uma parada rápida e formal – corpo ereto, pés em esquadria, sem qualquer inclinação com o corpo ou maneio com a cabeça.
Ao se retirar do Oriente, também nessa condição o Obreiro saúda novamente o Venerável usando o mesmo procedimento. Obviamente se a saudação é para o Venerável, o retirante fica de frente para quem está sendo saudado.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.330 Florianópolis (SC) – terça-feira, 29 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário