Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2018

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
(republicação)

O Irmão Roberto Porto, Aprendiz da Loja Areópago de Itambé, 17, sem declinar o nome do Rito, Oriente (Cidade), GOIPE (COMAB), Estado de Pernambuco, apresenta a seguinte questão: (Formulada em outubro de 2.013). 
robertoporto@foz.com.br 

Primeiramente gostaria lhe dar os parabéns pelo curso de maçonaria que o senhor ministrou aqui em Recife com brilhantismo e perfeição em suas palavras, e gostaria também de tirar uma dúvida com você meu digníssimo irmão. Sobre a forma de se apresentar os trabalhos em Loja, é obrigatório ser apresentado do jeito normal? O maçom levanta fica de pé saúda todas as luzes da Loja pega o trabalho com as duas mãos o lê para todos? Não poderíamos apresentar trabalhos de modo que os Aprendizes, Companheiros e Mestres interagissem com o trabalho e aprendessem mais e mais em vez de ficar só ouvindo o que o outro está lendo? Tipo teria um trabalho escrito para ser guardado em Loja e outro para ser explicado usando um retroprojetor e uma apresentação em PowerPoint ficando assim mais atraente para quem está vendo e ouvindo.

Considerações:

Mano, penso que é tudo uma questão de organização para não ferir os costumes maçônicos. O debate sempre é salutar e uma Peça de Arquitetura pode ser desmembrada para as respectivas instruções inerentes ao Grau. 

Sugere-se a apresentação normal dentro dos nossos costumes e posteriormente os debates e explicações. Tudo que contribui para a cultura será sempre bem vinda ao seio do Canteiro.

Ainda na questão de apresentação de uma peça de arquitetura existe aquela inerente ao aumento de salário. Não que essa não mereça debates, porém existem regras para sua discussão, votação e aprovação. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.320 Florianópolis (SC) – domingo, 13 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário