Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

ESTANDARTE

ESTANDARTE
(republicação)

O Respeitável Irmão Paulo Francisco Nicolay Moreira, Loja Amor e União e União, 282, GLESP, REAA, Oriente de Batatais, Estado de São Paulo, apresenta as questões seguintes: (formulada em novembro de 2.013). paulonicolay@yahoo.com.br

Venho solicitar, se possível, resposta para as dúvidas que coloco abaixo: (Sou o Orador nessa gestão e preciso solução para a próxima reunião). 

01 - nosso Estandarte foi criado pelo Ir∴ Joel, conhecido por cria-los para diversas Lojas; no centro ele colocou o esquadro e compasso na posição de Companheiro Maçom; um Mestre Instalado está criando problema, pois afirma que está errado, convocou uma reunião com os Mestres Instalados do quadro e quer a solução na próxima reunião, dia 11/11. O Joel respondeu-me que está correto "e se não sei o motivo ele também não explicará". Pode solucionar para mim? 

02 - os trabalhos que serão apresentados na Ordem do Dia por Aprendizes e Companheiros deverão ser encaminhados através a Bolsa de Propostas e Informações ou o procedimento é outro? Atualmente o trabalho é entregue ao Vigilante da Coluna, antes da reunião, que o entrega para o Irmão quando este está pronto para apresentar o trabalho. O "costume" é fazer a apresentação entre Colunas sem explicação do por que.

Considerações: 
Quanto tempo perdido devido a determinadas implicâncias. Pura bobagem pela qual esse Mestre Instalado vem implicado. Está espalhado pelo mundo um número incontável de símbolos gravados, pintados, expostos, impressos, etc., alusivos aos três graus simbólicos da Ordem sem que isso seja considerado um sacrilégio maçônico. 

Agora qual seria a justificativa para o M∴I∴ ficar afirmando que está errado? Penso que se assim fosse, a Loja teria que possuir três Estandartes que seriam arvorados conforme o Grau de trabalho da Oficina. Durma-se com um barulho desses.

O critério depende do costume da Loja no que concerne a apresentação de Peças de Arquitetura. O que não existe mesmo necessidade é a apresentação entre Colunas. O apresentante deveria fazê-lo obviamente em pé no seu próprio lugar em Loja.

Outra questão nesse sentido é a Peça de Arquitetura destinada ao aumento de salário. Essa está sujeita a debate e passa por votação, assim, sua apresentação tem lugar na Ordem do Dia.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.332 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 1º de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário