Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ELEVAÇÃO E SAGRAÇÃO

ELEVAÇÃO E SAGRAÇÃO
(republicação)

O Respeitável Irmão Natal Alberto Quintiliano, Primeiro Vigilante da Loja Fraternidade Ararense, 1.349, sem declinar o nome do Rito, GOSP – GOB, Oriente de Araras, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão: 
natal.quintiliano@uol.com.br

No próximo dia 06 estaremos realizando uma sessão de elevação ao Grau 2. Estamos em dúvida com relação à condução dos trabalhos, tendo em vista que o nosso Venerável Mestre Abílio Sérgio Stival estará ausente nesta data. A sessão poderá ser presidida pelo Primeiro Vigilante ou deverá ser conduzida por um Mestre Instalado, tendo em vista tratar-se de Sessão de Elevação? Ou ainda, poderá ser presidida pelo Primeiro Vigilante e a constituição do elevando como Companheiro (espada flamejante sobre a cabeça) de ser feita por um Mestre Instalado?

Considerações: 
Mano, se o Primeiro Vigilante não possuir o título de Mestre Instalado, nas Sessões Magnas de Iniciação e de Colação de Graus de Companheiro e Mestre, são prerrogativas de um Mestre Instalado dirigi-las - RGF, Capítulo III do Mestre Instalado, Artigo 43, Inciso I. 

Nas demais Sessões o substituto é sempre o Primeiro Vigilante em caráter precário, não definitivo. O impedimento definitivo do Venerável haverá uma nova eleição.

Na direção das Sessões Magnas acima descritas implica no uso da Espada Flamejante. Assim, se nessas Sessões não estiver presente o titular, assume um Mestre Instalado, de preferência o mais recente da Loja para dirigi-la.

O RGF exara "dirigir as sessões". Entendo assim que ele a dirige por inteira e não apenas no momento da sagração.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.319 Florianópolis (SC) – sábado, 12 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário