Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

REAA - SAUDAÇÃO ÀS LUZES NA ENTRADA FORMAL

Em 01/09/2018 o Respeitável Irmão Jocely Xavier Araújo, Loja Herbert Jurk, REAA, GOB-SC, Oriente de Timbó, Estado de Santa Catarina, solicita esclarecimentos para o seguinte:

SAUDAÇÃO ÀS LUZES NA ENTRADA FORMAL

Desculpe incomodá-lo mais uma vez, por gentileza, terias condições de esclarecer uma dúvida. 

TELHAMENTO (Aprendiz), ele se posta na porta do templo, fica a ordem e dá os três passos do grau. 

A DÚVIDA: Após os passos, ele está à Ordem, para se dirigir ao Venerável e aos 1º e 2º Vigilantes, ele pode continuar à Ordem ou a cada vez que se dirigir a uma deles, deve desfazer o Sinal, voltando em seguida novamente à Ordem e assim sucessivamente?

CONSIDERAÇÕES:

Procedimento muito comum ao REAA∴, em se entrando formalmente em Loja no Grau de Aprendiz, o obreiro à Ordem dá os passos (marcha) do Grau na forma de costume. Completada a Marcha, estando ele à Ordem, então saúda pelo Sinal o Venerável Mestre recompondo em seguida imediatamente o Sinal. Dando continuidade ao procedimento, ainda com o Sinal composto e sem mover os pés, volta levemente o seu tronco e o seu olhar para o Primeiro Vigilante saudando-o da mesma forma como o fizera ao saudar o Venerável Mestre. Terminada a saudação ao Primeiro Vigilante, o protagonista volta a compor o Sinal e dirige desta vez o seu olhar girando levemente o seu tronco, agora para o Segundo Vigilante, saudando-o do mesmo modo como o fizera ao Primeiro Vigilante. Por fim, com o Sinal composto, volta-se definitivamente de frente para o Oriente enquanto aguarda ordens.

O termo “sem mover os pés” que aparece na explicação acima, denota de que durante a saudação às Luzes, a posição dos pés em esq∴ permanece estática (fixa) sobre o eixo do Templo (de frente para o Oriente), maneira essa oriunda do último passo executado durante a Marcha. Assim, o protagonista, notadamente ao saudar os Vigilantes, o faz na forma de costume, porém girando levemente o tronco na direção daquele que se quer saudar. Nesse caso, os pés não se movem, senão há um giro leve do tronco acompanhado do olhar na direção do respectivo Vigilante.


T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário