Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

TENHO DITO

Em 17/08/2018 o Respeitável Irmão José Roberto Rosas Jr, Loja Fraternidade Acadêmica, 3.253, REAA, Oriente de Guarulhos, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

TENHO DITO

Caro Irmão, em várias oportunidades observo os irmãos, que pedem a palavra, terminarem suas oratórias com a expressão "tenho dito". Essa manifestação é ritualística? 

CONSIDERAÇÕES:

Não se trata de expressão ou frase ritualística, até porque, comedidamente cada Irmão fala (utiliza a gramática) conforme melhor lhe aprouver. 

Sem haver nenhum demérito ou óbice para tal, alguns usuários da palavra exercem a sua oratória com a arte de bem falar, o que era comum nos tempos passados. 

Assim, a expressão “tenho dito” era - e ainda pode ser - a forma costumeira com que um orador pode encerrar a sua fala. O orador nesse caso é o usuário da palavra e não o cargo de Orador.

Nesse sentido, a frase final “tenho dito” corresponde à afirmativa de que “falei e tá falado”.

Concluindo; sem exageros, essa expressão conclusiva é perfeitamente admissível na Maçonaria.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário