Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

VIRADOS PARA O ORIENTE

VIRADOS PARA O ORIENTE
(republicação) 

O Respeitável Irmão Ivo Júlio Strogenski, Loja Acácia de Pinheiros, 2.601, GOB, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação, apresenta a questão seguinte: (Formulada em outubro de 2.013). 
ivo_strogenski@yahoo.com.br

Estávamos em Loja quando um Irmão perguntou para outro por que Mestres e Companheiros ficam virados para o Oriente e os Aprendizes não? Ninguém teve resposta. O Irmão poderia me responder.

Considerações:
 

Isso ocorre pela diferença de procedimentos em relação aos três Graus simbólicos. No caso do Aprendiz, é apenas o Primeiro Vigilante o encarregado da verificação que a faz do seu próprio lugar, já que o Grau não possui Palavra de Passe, bastando para tal o Sinal Gutural. 

Já os outros dois Graus subsequentes o procedimento merece mais prudência, pois nestes existem a Palavra de Passe e demanda de um telhamento mais perspicaz, o que envolve individualidade de procedimento por conta dos dois Vigilantes nas respectivas Colunas. 

É sempre bom lembrar que essa verificação é restrita apenas ao Ocidente. No Oriente não existe verificação, já que esse quadrante é privativo dos Mestres e de responsabilidade do Venerável. 

Na verificação restrita ao Ocidente, nos Graus 02 e 03 todos se voltam para o Oriente e o telhamento começa através do respectivo Vigilante a partir daquele que estiver mais próximo da parede ocidental, objetivando que aquele que esteja imediatamente à frente não possa ver o que ocorre na sua retaguarda.

Cabe aqui uma observação. Infelizmente ainda existem rituais que apregoam que todos se voltem para o nascente, inclusive os do Oriente. Isso é um erro crasso, pois como fora dito não existe telhamento no Oriente, assim corretamente os que ocupam o quadrante oriental em qualquer Grau permanecem normalmente sentados – note que em qualquer situação o Venerável sempre diz: “eu respondo pelos do Oriente”. 

O Ritual de Mestre em Vigência no GOB já orienta de maneira correta, faltando ser corrigido o de Companheiro. 

Outro aspecto está em que os ocupantes de cargos não passam pela verificação, já que estes são ocupados apenas por Mestres e o M∴CCer∴ já os havia reconhecido quando da distribuição dos seus ofícios antes do início dos trabalhos.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.322 Florianópolis (SC) – terça-feira, 15 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário