Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ATRASADO RECONDUZIDO AO CARGO

Em 24/08/2018 o Respeitável Irmão Jorge M. Oliveira, Loja Amor, União e Verdade, 1600, REAA, GOB-RJ, Oriente de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, formula a seguinte questão:

ATRASADO RECONDUZIDO AO CARGO

Se um Irmão chagar atrasa para a reunião e tiver cargo na administração, pode ocupar seu cargo mesmo sabendo que outro Irmão já o tenha ocupado?

CONSIDERAÇÕES:

Sob o aspecto legal eu penso que sim, todavia entendo que é deveras desrespeitoso e deselegante, tanto para com a Loja, bem como para com aquele que estiver ocupando o cargo na ausência do titular, se o “titular atrasado”, ao chegar, exigir do seu substituto o cargo. Entendo que antes dessa inconveniente retomada de cátedra, a situação deva antes ser muito bem avaliada. Seria isso tão importante para os trabalhos da Loja? Iria esse ato contribuir para alguma coisa?

Tenho dito que o ideal mesmo seria que ninguém chegasse atrasado, sobretudo àqueles que foram eleitos para a diretoria Loja, mas se isso não puder ser evitado (de vez em quando), que pelo menos esse transtorno esporádico se restrinja ao ingresso do atrasado e não ainda pela troca de cargos em pleno horário de expediente. É de péssima geometria se ficar mobilizando acompanhamentos e conduções, assim como o desvestir e vestir de colares com as joias distintivas só para atender o desejo de uma recondução.

Penso que numa situação dessas, o retardatário, ao ingressar, deveria apenas participar humildemente dos trabalhos, abrilhantando-os ou decorando-os junto àqueles que não ocupam cargos. A priori, é bom lembrar que quando alguém é eleito, principalmente para um cargo na diretoria da Loja, o mesmo é eleito com o desiderato de estar pontualmente (na hora estabelecida) em todas as sessões da sua Loja (do início ao seu final). 

A Maçonaria é uma escola de humildade e para tanto assim deve se comportar o maçom. Cargos em Loja são formalidades que a liturgia maçônica exige, entretanto concomitante a elas, está também o bom senso com o qual o operário aprende e aplica na sua Arte. Assim pergunta-se: seria tão importante que aquele que, além de chegar atrasado, ainda viesse exigir o seu cargo? 

Parece-nos que no curso natural dos fatos, há uma inversão de valores, pois o atrasado, antes de demandar qualquer coisa, primeiro deveria ter descontado do seu salário o tempo de atraso.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário