(Republicado)
Considerações que solicita o Respeitável Irmão Alisson Marcos, Loja Acácia do Sudoeste, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná.
alissonmarcos82@gmail.com
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Meu Irmão Pedro, Não deves se recordar de mim. Encontramo-nos no ERAC de Francisco Beltrão em 2011 e adquiri vosso livro com dedicatória para a Loja Acácia do Sudoeste. Como me sugeriste que diante de dúvidas poderia entrar em contato contigo repasso uma pesquisa rápida que fiz e peço a confirmação, uma vez que ainda não tive acesso ao rito de York. S∴S∴S∴.
A significação das três letras acima tem sido deturpada pela maioria dos Irmãos. Alguns a traduzem por "saúde, saúde, saúde" e outros por "salve, salve, salve". Nem uma nem outra cousa. As três letras significam as três colunas do Templo que assim se escreviam em latim: “SAPIENTIA, SALUS, STABILITAS” Em outras palavras: a Sabedoria (Sapientia) que é o Venerável Mestre; a Força (Salus) que é o 1º Vigilante; e a Beleza (Stabilitas, ou "estabilidade moral" ou beleza moral) que é o 2º Vigilante. Em um Templo inteiramente composto se vêm, por isso, as três colunas de Minerva, de Hércules e de Vênus. Isto é, a Sabedoria, a Força e a Beleza, ou Sapientia, Salus, Stabilitas, representadas por S∴S∴S∴. Resta lembrar a todos os Maçons que praticam o R∴E∴A∴A∴ que, estas palavras são pronunciadas com vigor ao encerrar a cadeia de União e apostas no início de documentos maçônico. Ao contrário de muitos Maçons que por desconhecerem o ritos existentes e suas origens, usam de forma errônea as palavras “S∴F∴U∴” que significam, “Saúde, Força e União”. Estas palavras nunca pertenceram e não pertencem ao R∴E∴A∴A∴, e sim ao Rito de Emulação (York), portanto jamais devem ser usadas e pronunciadas no Rito Escocês Antigo e Aceito. Os que assim o fazem se expõe ao ridículo perante outros que tem o conhecimento da origem e de que rito que ambas pertencem.
CONSIDERAÇÕES:
S∴S∴S∴ - Corresponde a uma dentre tantas tríades de saudação usadas pela Maçonaria e, no sentido do termo, herdada da fase transitória da nossa Ordem. Destas, ―Sabedoria, Saúde e Estabilidade‖, é uma saudação que está abreviada em latim – “Sapientia, Salute (Salus), Stabilitate (Stabilitas)”.
Sapientia – Sapiência. Em português como substantivo feminino revela a qualidade de ser sapiente (sábio) – de ―saber‖ do latim sapere = conhecer, ter juízo, designa o caráter do que é dito ou pensado sabiamente; o saber, a doutrina da totalidade do conhecimento adquirido; o juízo, a retidão, a justiça. Também está relacionado à sabedoria divina. Como adjetivo, do latim sapiente, é o conhecedor das coisas divinas e humanas, também o sabedor, o sábio, o erudito. Veja ainda o termo sapientíssimo muito usado no tratamento maçônico (do latim sapientissimu), superlativo abstrato do que é sapiente e sábio.
Salute – Salus - (salvação, conservação da vida) – Saúde palavra tomada como substantivo feminino, em português exprime o estado do que é sadio ou são. Força, robustez, vigor. Como interjeição expressa o sentido de ter saúde excelente. Tomada ainda mais uma vez por interjeição, porém como a palavra ―Salve‖ (do latim salve – segunda pessoa singular do imperativo presente de salvere – passar bem, ter saúde), manifesta o desejo de quem saúda alguém.
O sentido de salvação possui também elo com a influência religiosa de tempos passados na Maçonaria (salvação da alma). É também o voto, ou a saudação feita em solenidade, bebendo a saúde de alguém; o brinde. As saúdes, ou os brindes, votos, ou saudações estão presentes nas Sessões de Loja de Mesa em Maçonaria.
Stabilitate – Stabilitas - Estabilidade. Em português como substantivo feminino indica a qualidade do que é estável. Exprime firmeza, solidez, segurança.
Como saudação a tríade é também tomada com desejo expresso numa correspondência de um maçom dirigida para outro; nesse caso, uma forma bastante usada é S.´.S.´.S.´. que significa Salus, Sapientia, Stabilitas, (Saúde, Sabedoria, Estabilidade).
Em última análise, devo alertar que a saudação e o seu conteúdo não são de origem ou propriedade maçônica, cabendo, nesse sentido o esclarecimento de que muitas vezes a Maçonaria se fez, ou se faz valer de expressões hauridas da diversidade das manifestações do pensamento humano, sobretudo a partir do Século XVIII.
A despeito dessas considerações, a tríade que compõe um dos pilares da moral maçônica é a alegoria da ―Sabedoria, Força e Beleza‖ e não pode ser confundida com a tríade que evoca a saudação (S.´.S.´.S.´.).
A alegoria ―Sabedoria, Força e Beleza‖ está composta na Tábua de Delinear dos trabalhos ingleses, presentes nas Lições Prestonianas. Alguns autores tentam fazer uma ginástica mental associando os vocábulos pelo fato de que o Venerável, emissário simbólico da Sabedoria, é representado classicamente pela a ordem grega de arquitetura Jônica. Assim também equivocadamente fazem comparação com o vocábulo ―saúde‖ no que designa o que é sadio, forte e robusto para o Primeiro Vigilante. Isso não é verdade, pois o termo se enquadraria melhor na estabilidade, na solidez e na segurança o que atribui também de forma clássica à ordem grega de arquitetura Dórica que simboliza a Força. Por fim, e de maneira também enganosa querem outros agregar o pilar da Beleza do Segundo Vigilante com a estabilidade. Ora, esse pilar é bem representado pela ordem grega de arquitetura Coríntia e complementa a Sabedoria e a Força, já que a estabilidade e a solidez da moral maçônica estão estabelecidos no equilíbrio de se ser sábio, se ser forte e se ser belo. Uma virtude sempre complementará a outra e nunca subsistirá pela falta de uma delas - Sabedoria, Força e Beleza.
Na Tábua de Delinear (assim é chamado o painel na Inglaterra ―Tracing Board‖) se apresentam alegoricamente esses três pilares e em cada um deles estão presentes respectivamente três letras – ―W, S, B‖. Wisdom = sabedoria; Strong = força, forte, resistente; Beauty = beleza.
Como se pode notar, as tríades são completamente distintas, daí não se confundir os dísticos ―Sabedoria, Força e Beleza‖ com ―Saúde, Sabedoria e Estabilidade‖. A título de ilustração esse equívoco horroroso, por exemplo, aparece em certos dicionários como o ―Dicionário Ilustrado de Maçonaria‖ de Sebastião Dodel dos Santos, na página 218, onde o autor cita equivocadamente que a saudação S∴S∴S∴ significa Sabedoria, Força e Beleza. Há também que se precaver contra certos endereços eletrônicos, pois, sem subestimar a Internet que concentra, sem dúvida, um grande avanço nas comunicações globais prestando inestimável serviço à cultura e educação, entretanto, não raras vezes, também é um repositório de lixo e escritos contra a cultura.
Nas considerações finais devo salientar alguns tópicos citados pelo Irmão que devem ser repensados: Na Inglaterra não se adotam ritos, esse termo não é aplicado na Maçonaria Inglesa, daí não é Rito de Emulação, porém Trabalho de Emulação, dentre outros existentes na Grã Bretanha; Saúde, Sabedoria e Estabilidade não é apanágio da Maçonaria Britânica; Saúde, Força e União é uma saudação mais própria da Maçonaria Francesa (latina) e nunca do Trabalho de Emulação que, diga-se de passagem, também não é o Rito de York; a Cadeia de União feita no Rito Escocês Antigo e Aceito (rito que é filho espiritual da França), somente é composta para a transmissão da Palavra Semestral, não existindo nela orações, preces, pedidos de melhoras e outras coisas do gênero; também nela não se faz qualquer saudação, seja ela Saúde, Força e União; Saúde, Sabedoria e Estabilidade; Saúde, Força e Beleza, etc., etc. Ratifico, não existe esse procedimento no Rito Escocês. Quando da necessidade para que seja composta a Cadeia para a Transmissão da Palavra Semestral os Obreiros, após o encerramento dos trabalhos, assim o fazem reunidos em forma de círculo, dão-se apenas às mãos na forma de costume e procede-se a transmissão. Estando a palavra correta, simplesmente se desfaz a Cadeia sem quaisquer outras delongas e procedimentos que envolvam prece, pronunciamento, oração, gestos, ou outros artifícios desnecessários. Outros atos que não estão previstos no ritual em vigência no GOB para o rito em questão é puro enxerto do faz de conta e devem ser rigorosamente extirpados e coibidos.
T.F.A.
Pelo Ir. Pedro Juk – Oriente de Morretes – PR
Fonte: JB News – Informativo nr. 371 Florianópolis (SC) – 03 de setembro de 2011.
Irmão isso vale para o REAA tanto do GOB e das Grandes Lojas?
ResponderExcluirPois temos pequenas diferenças na ritualística mesmo ambas seguindo o REAA. GRATO Plínio Jr Oriente de Alfredo Chaves ES.
Meu Am.'.Ir.'. Se o R.E.A.A. for trabalhado de maneira correta, Genuína não importa a Pot.'. T.'.F.'.A.'.
ExcluirBoa Tarde AAM.'.IIR.'. se tem diferenças na Ritualística, o Ir.'.terá de ver/Analisar se o Significado das Abreviações condizem igualmente ou não ( nas Grandes Lojas ). Eu na verdade pensava que todas as PPOT.'.Regulares que usa o R.E.A.A. não tivessem diferenças no Rito, Pra mim isso é até surpresa.
ResponderExcluirMuito esclarecedor o conteúdo neste estudo, tambem acho que não importa o Rito, e sim a importancia em usar as tríades de um rito,em outros.
ResponderExcluirPorque é de grande valia, qdo o irmão quer saudar outro, com as tríades de um rito que não é o dele.
Nunca vi SFU sendo usado em emulação
ResponderExcluirSimples abandonem os ritos.
ResponderExcluiramei
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