Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

REAA - ORIENTAÇÃO NO PAINEL DO MESTRE

Em 14.06.2020 o Respeitável Irmão Armando Soares da Silva, Loja Cavaleiros Templários de Contagem, REAA, GOB-MG, Oriente de Contagem, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

ORIENTAÇÃO NO PAINEL DE MESTRE

Por favor, me esclareça uma dúvida sobre os painéis dos graus, o grau 1, tem-se no alto o Oriente, em baixo o Ocidente, na direita Sul e esquerda o Norte.

No grau 3 esses pontos cardeais estão invertidos. Isso está correto ou é um erro nos rituais? Sobre o Painel do Grau 3, uma vez que se eu o colocar com o lado Or∴ para o Oriente da Loja o Esq∴ e o Comp∴ ficaram invertidos bem como a letra G.

Me dê uma ajuda e explicação.

CONSIDERAÇÕES:

De fato, não existe nada invertido. A questão é que a figura que representa o t∴, o personagem ali sep∴ ocupa lugar sobre o eixo do templo com os pp∴ voltados para o Or∴. 

Isso se dá por duas questões. A primeira é que a Marcha do Mestre se faz em direção ao Or∴, destacando que na Exaltação existe a alegoria do renascimento da Natureza – no REAA, H∴ A∴ é a representação do Sol. O sentido interpretativo se dá em direção à Luz. A segunda é que durante a cena teatral da Lenda o Respeit∴ M∴ assume posição diante do t∴ próximo aos pp∴ do cad∴, momento em que ele fará com que H∴ reviva. 

Assim, a figura alegórica inserida no Painel está disposta de acordo com a liturgia da representação teatral da Lenda Hirâmica.

No tocante ao Comp∴ e o Esq∴, ambos ficam dispostos para o ponto de vista do Respeit∴ M∴, destacando que esse conjunto emblemático é demonstrativo sem que exista para ele a necessidade de coincidir com as TT∴ GG∴ LL∴ Emblem∴ que ficam sobre o Alt∴ dos JJur∴, até porque sobre o ataú∴, perceba, não aparece o L∴ da L∴. 

Da mesma forma, a letra G e o ramo de Ac∴ estão colocados para o ponto de vista do Respeit∴ M∴, sobretudo no momento em que ele formará com o personagem os CC∴ PP∴ PP∴ do M∴, postura apropriada para reviver H∴ A∴ (representação iconográfica do Sol) no solstício de inverno no Norte. É deste conjunto gestual que se origina ao T∴ do Mestre pelos CC∴ PP∴.

Por fim, ainda sobre o ponto de vista do Respeit∴ M∴, imagine o personagem revivido agora posicionado em pé e de frente para o Or∴ - que é o seu destino final. Note então que nessa posição a letra G, bem como o ramo de Ac∴ e o Esq∴ e o Comp∴ permanecem de conformidade com o quadrângulo mosaico que simboliza o piso (os pés ficam apoiados no chão). Note também que as faixas constituídas sobre o e∴ representam o equador (sentido longitudinal) e o meridiano do meio-dia (sentido transversal). Toda essa alegoria está diretamente ligada à Natureza e aos cultos solares da antiguidade. É essa a explicação possível nesse arrazoado.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário