Que o G⸫A⸫D⸫U⸫ ilumine a todos nós
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O Pavimento Mosaico é extensivo ao soalho do Ocidente, constituído de lajes quadradas Branco e Pretos, dispostas alternadamente, formando um tabuleiro de xadrez.
Os Ladrilhos devem ser de tamanho que proporcione a medida dos passos regulares da Maçonaria que, no Rito Escocês Antigo e Aceito, são seguidos com os pés em esquadria, abertos para frente.
2. SIMBOLOGIA
Representa a variedade do solo terrestre, ligados pelo mesmo cimento simbolizando a União de todos os Maçons do Globo, e também, o Piso Mosaico é na Maçonaria a imagem da objetividade, remetem aos Maçons a humildade que lhe deve ser inerente, perante as mais variadas representações da fé do Criador, orientando-nos para o caminho da tolerância e desapego aos preconceitos.
Quando nos deparamos com conceitos diversos de Religiosidade, mas que afronta as Leis Maçônicas, devem ser respeitadas e vistas como exteriorização do amor ao G⸫A⸫D⸫U⸫, simbolizam seres animados e inanimados, é também a imagem do Bem (pelos quadrados brancos) e do Mal (pelos quadrados pretos) inerentes à existência terrestre. Trevas e Luzes estão ligadas no Piso Mosaico, mas é também o corpo e o Espírito, unidos, mas não confundidos, que se acham semeada na estrada da vida.
A Orla dentada que o cerca simboliza o princípio da atração Universal, insta-nos a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social, que seja em nossos círculos de amizade, de Família, ou de Fraternidade em torno de nossa LOJ⸫ e com nossos irmãos em todo o mundo, através do amor fraternal.
3. HISTÓRICO
O Pavimento Mosaico é originário da Suméria, na Mesopotâmia (terra entre rios) região da Ásia situada entre os rios Tigre e Eufrates, atualmente os países de Irã e Iraque, que abrigou ao lado do Rio Nilo, as mais antigas civilizações organizadas da terra.
Os Sumérios também desenvolveram a agricultura com técnica de irrigação e drenagem do solo, construção de canais, diques e reservatórios, utilizando instrumentos de tração animal, criaram a escrita cuneiforme (gravação de figuras com estiletes sobre tábua de argila) e faziam cerâmica e esculturas de pedra e metal.
A simbologia do Pavimento Mosaico, no geral, a imagem do bem e do mal onde esta linha de raciocínio está ligada a um pensador que viveu por volta de 540 A.C. – 480 A.C., conhecido como Heráclito, nascido em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservavam prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade), desprezava a Plebe (povo ralé), recusou-se sempre a intervir na Política, manifestou desprezo pelos antigos poetas, contra os Filósofos de seu tempo e até contra a Religião, foi considerado o mais eminente pensador Pré-Socrático, para quem tudo o que existe está em constante movimento e nada dura para sempre. Desenvolveu o conceito de “Constantes Opostos”, pelo qual o bem quanto o mal, são necessários, pois se não ficássemos doentes, não conheceríamos o significado da saúde, se não houvesse guerra, não conheceríamos o valor da paz, se não houvesse inverno, experimentaríamos a agradável sensação do verão.
O Pavimento Mosaico foi a norma nas Grandes Lojas do Brasil até 1942, quando, a partir de então, por iniciativa do Irmão General Joaquim Moreira Sampaio, sucessor do Irmão Mário Behring, ficou restrito ao centro do Templo, sobre o qual era proibido pisar, salvo nas passagens ritualísticas previstas.
4. CONCLUSÕES
O Pavimento Mosaico representa o Templo das Musas, recinto sagrado onde cada um de suas partes e a totalidade do seu conjunto constituem uma síntese da harmonia Universal......
5. BIBLIOGRAFIA
- Ritual do Simbolismo do Aprendiz Maçom, Glesp, São Paulo,2008.
Fonte: JBNews nº 0074 - 13/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário