Em 12/12/2023 o Respeitável Irmão Antonio Orlei Sprot, Loja Costa Esmeralda, 3595, REAA, GOB-SC, Oriente de Itapema, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:
AUTORIDADES MAÇÔNICAS
Presente dúvidas na nossa Loja, peço esclarecer o seguinte: Considerando que durante a saudação na Palavra a Bem da Ordem estejam presentes o Grão-Mestre do GOB Estadual, um Deputado Federal, um Estadual e diversos Mestres Instalados. Nessa situação deveremos nos dirigir aos presentes da forma inversa à da entrada, ou seja: Eminente Grão-Mestre, Venerável, Poderoso Deputado Federal (em seu nome saúdo as demais autoridades presentes), Ilustres Mestres Instalados, Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, Irmãos Mestres e Oficiais, Companheiros e Aprendizes, ou saudar primeiramente as Luzes da Loja e depois o Grão-Mestre (em seu nome saúdo as demais autoridades presentes), ilustres Mestres Instalados, Irmãos Mestres e oficiais, Irmãos Mestres, Companheiros e Aprendizes? Ainda, na saudação devemos citar Mestres e Oficiais ou somente Mestres. O Objetivo das perguntas é que pretendemos adotar um procedimento uniformizado.
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente, vale comentar que a fala inicial de alguém ao se dirigir à Loja não é saudação maçônica, mas o modo protocolar consagrado de se dirigir à assembleia - Ven∴ Mestre, IIr∴ 1º e 2º VVig∴, autoridades...
Nessa conjuntura, vale observar o especificado na página 42 do ritual em vigência (página 43 do novo ritual que virá), onde está bem claro que saudação em Loja é feita somente ao Ven∴ Mestre quando da entrada e saída do Oriente, ou às Luzes da Loja (Ven∴ e VVig∴) quando da entrada formal, ou ainda quando da saída definitiva do Templo. Ora, sendo apenas estas as oportunidades em que se presta saudação em Loja, seria um contra-senso se achar que alguém ao se dirigir à Loja para usar da palavra, também esteja fazendo uma saudação.
À vista disso, cabe o seguinte esclarecimento: quando alguém em Loja for usar a palavra, primeiramente ele deve se dirigir protocolarmente à Loja, isto é, dirigir-se inicialmente às Luzes da Loja, que são os detentores dos malhetes, depois às Autoridades e finalmente, de modo genérico, aos demais Irmãos. Reitera-se, isto não é saudação aos nominados.
No sentido de colaborar com a fluidez dos trabalhos, recomenda-se ao usuário da palavra que ao se dirigir às Autoridades, delas mencione a mais alta para que, seu nome, as demais se sintam mencionadas. Também não há necessidade de nominar um a um os Mestres Maçons Instalados, Mestres Maçons etc. As formalidades devem ser respeitosas, porém sem que elas sejam prolixas e exageradas. O bom senso revela o que é melhor para a situação.
Concluindo, nada disto tem a ver com a ordem de ingresso e retirada do Templo
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário