Em 10.12.2023 o Respeitável Irmão João Mollica A. Pôrto, Loja Lux et Veritas, 2102, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:
FALAR NO ORIENTE E NO OCIDENTE
Tenho as seguintes dúvidas: Como é a comunicação correta entre as Colunas e entre o Oriente e o Ocidente? Pode um Irmão no Ocidente dirigir-se diretamente ao Venerável Mestre interrompendo-o ou não? Pode um Irmão dirigir-se diretamente a outro de outra Coluna diretamente? Qual é o correto proceder? Faço votos de Boas Festas para o querido Irmão que tanto nos auxilia e sua Digníssima Família!
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente gostaria de retribuir os votos recibos - Boas Festas.
No tocante à sua questão, os ocupantes das Colunas do Norte e do Sul, primeiramente pedem a palavra ao respectivo Vigilante. Ninguém fala sem autorização.
No Ocidente, quando a palavra não estiver na Coluna e algum Irmão, por motivo estritamente necessário, precise usar da palavra, o mesmo deve pedi-la ao seu Vigilante. Se o Vigilante criteriosamente avaliar e achar procedente o pedido, em momento apropriado informa ao Venerável Mestre. Achando o Venerável Mestre que o pedido se justifica, ele pode então autorizar o Irmão a falar. Destaque-se que esta não deve ser uma atitude corriqueira, portanto, só se for comprovadamente necessária.
De modo geral, os Irmãos pedem a palavra nos momentos em que o Venerável Mestre, seguindo o ritual, a concede nas Colunas e no Oriente.
Durante a Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, nas Colunas pede-se a palavra ao respectivo Vigilante, no Oriente ao Venerável Mestre. Ninguém em Loja aberta fala sem autorização. Se o Venerável Mestre autorizar o retorno da palavra às Colunas, independente da situação, ela retornará sempre a partir da Coluna do Sul. Ninguém pode passar de uma para outra Coluna ou ir ao Oriente para falar novamente. Quem usar da palavra, quando autorizado fala do seu lugar em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário